As Principais Categorias do Fisiculturismo

O fisiculturismo ou culturismo, é um esporte, atrelado no senso comum, como um show de homens e mulheres musculosos, exibindo sua musculatura através de poses. Todavia, existem categorias do fisiculturismo, que necessitam de critérios diferentes, ao citado. Para entender sobre isso, necessitamos conhecer cada uma ou as principais categorias do culturismo. Então, vamos lá!

As principais categorias de fisiculturismo masculino

Bodybuilding ou fisiculturismo

Eduardo Correa, competindo no Mr Olympia.
Eduardo Corrêa, competindo no Mr Olympia. Em sua última competição, 2016, Eduardo Corrêa, ficou em quarto lugar. No momento, Eduardo se recupera de uma cirurgia do cotovelo.

Essa é, sem dúvida, a categoria onde encontram-se os fisiculturistas com maior peso corporal, ou seja, os mais fortes, musculosos e definidos. Como citado anteriormente, o diferencial da categoria é o tamanho dos atletas, onde são fortes, mas não possuem físicos tão fracos (com pouca massa muscular), em comparação com categorias do fisiculturismo como: Men’s Physique e Bodyshape. Existem inúmeras outras categorias que seguem o mesmo preposto dessa, apenas diferenciando quesitos como: peso máximo para competição – exemplo, categoria do Mr Olympia, 212, onde 212 significa o peso máximo em libras, em quilogramas são 96 kg.

  • Critérios avaliados: Vasta quantia de massa muscular, subordinada com definição e profundidade muscular; Desenvolvimento global das musculaturas do corpo, isto é, sem pontos fracos; Harmonia corporal, em especial tronco e membros inferiores; Simetria entre os lados (esquerda e direita).
  • Vestimenta: Apenas sungas, seguindo as seguintes obrigações, cor sólida, isenta de brilho, limpa e com número do competidor na parte da frente.
  • Curiosidades: Tatuagens não são proibidas, porém elas dificultando a visualização da musculatura, acarretaram como penalidades, logo perda de pontos. Outros critérios para perda de pontos são: deformidades musculares e ginecomastia.
  • Categorias:  1. Bodybuilding Juvenil – idade máxima de 23 anos; 2. Bodybuilding Sênior – entre 24 e 39 anos de idade; 3. Bodybuilding Master – 50 a 59 anos de idade.
  • Poses da categoria:

Fisiculturismo Clássico

Wesley Vissers, campeão da categoria de fisiculturismo, fisiculturismo clássico.
Wesley Vissers, campeão da categoria fisiculturismo clássico.

Atletas que almejam seguir as vertentes dos corpos atléticos do passado – corpos atléticos e bonitos, o desejo de qualquer homem ao ingressar na academia. Ou seja, corpos com pouca quantidade de massa muscular, porém simétricos e com excelente harmonia corporal

  • Critérios avaliados: Qualidade muscular, proporção entre tronco e membros inferiores; Condição física apresentada pelo atleta, isto é, densidade muscular, baixa gordura corporal e simetria corporal.
  • Vestimenta: Apenas sungas.
  • Categorias: Até e incluindo 1,68 m; Até e incluindo 1,71 m;  Até e incluindo 1,75 m, Até e incluindo 1,80 m ; maiores de 1,80 m.
  • Poses da categoria:




Men’s Physique

Gêder Rocha arnold classic
Na foto: Gêder Rocha, competindo no Arnold Classic 2017.

Uma categoria do fisiculturismo caracterizada pela beleza dos competidores. Quer dizer, os competidores são avaliados como modelos hábeis a capas de revistas fitness. Portanto, é demandada a beleza global – musculatura, beleza facial e definição. Além disso, um marco importante da categoria é o uso das bermudas, desta forma a musculatura das coxas não são avaliadas, mas as panturrilhas sim.

  • Critérios avaliados: Assimetria corporal; Beleza nos conceitos de musculatura e perfil; Definição corporal; Músculos, não muito exagerados; Apresentação em palco.
  • Vestimenta: Bermuda estilo surfista.
  • Categorias: Men’s physique Juvenil até 23 anos, nas alturas de 1,70 m e 1,75 m com limite de altura, e acima de 1,75 m; Men’s Physique Master – para maiores de 40 anos de idade, sem limite de altura;  Men’s physique Sênior – idades entre 24 e 39 anos, alturas disponíveis para competição 1,70 m, 1,74 m e 1,78 m alturas com limite. 1,78m para cima para os mais altos.

Confira mais detalhes dessa categoria, acessando o seu guia completo. Clique aqui para ler.

  • Poses da categoria:

Bodyshape

Competição de fisiculturisco, categoria Bodyshape masculino

A categoria do culturismo, Bodyshape, é semelhante ao Men’s Physique. Veja bem, as poses realizadas pelos participantes são as mesmas. O que diferencia as categorias são a vestimenta e alguns critérios de avaliação, por exemplo, avaliação da musculatura das coxas, pois os participantes utilizam sungas.

  • Critérios avaliados: Simetria corporal, presença de palco, musculatura e definição corporal – não exageradas – e volume muscular.
  • Vestimenta: Sunga.
  • Poses da categoria:


Modalidades para categorias femininas

Bikini Fitness

Rosi Carezzane bikini fitness
Rosi Carezzane, campeã pela IFBB, 6 vezes na sua categoria.

Categoria com menor quantidade de massa muscular. Vinculada a corpos com aparência magra, mas com tônus muscular e beleza feminina. Da mesma forma que a categoria Men’s Physique, são avaliadas como potenciais capas de revistas. Portanto, são buscados requisitos como: beleza facial, idêntica a de modelos profissionais; curvas femininas, cintura fina e simpatia.

  • Critérios avaliados: Visão global do corpo, levando em consideração a beleza do rosto e cabelo; Simetria corporal; Rigidez e tônus da pele, aparência saudável, sem celulites; A maquiagem é complementar, conta pontos, segundo a IFBB; Apresentação no palco.
  • Vestimenta: Biquínis e salto-alto; saltos plataformas e Anabele, são proibidos.
  • Categorias: Até  1,60 m; Até  1,63 m; Até  1,66 m; Até  1,69 m; Até  1,72 m; Acima de 1,72 m.
  • Poses da categoria:

Wellness Fitness

Ângela Borges campeã pela ifbb 2017
Ângela Borges, campeã mundial no ano de 2017, pela IFBB.

Destinada a mulheres que desejam um volume muscular, consideravelmente, maior que a Bikini Fitness. O jogo de proporcionalidade entre membros superiores e inferiores, deve ser um pouco desproporcional. Deste modo, priorizando a musculatura das pernas.

  • Critérios avaliados: Avaliação da simetria entre os lados, beleza facial e do penteado, condições do corpo e pele e capacidade da atleta apresentar-se para a plateia e avaliadores.
  • Vestimenta: Biquínis e salto-altos.
  • Categorias: 1. Até e incluindo 1,58 metros; 2. Até e incluindo 1,63 metros; 3. Até e incluindo 1,68 metros; 4. Acima de 1,68 metros; 5. Máster, a partir dos 35 anos de idade.
  • Poses da categoria:




Bodyfitness ou Body Muscle

Competidora da categoria bodymuscle

Compatível com a categoria Wellness Fitness, a Body Muscle, diferencia-se pela ausência de rodadas coreográficas. Com esse feito, a categoria do culturismo ganhou certa fama entre as mulheres. Por outro lado, a categoria exige maior porte de massa muscular das candidatas, favorecendo as quais possuem ombros largos, braços torneados e pernas fortes.

  • Critérios avaliados: Simetria corporal, simpatia, apresentação, definição corporal, musculatura e densidade muscular.
  • Vestimenta: Biquínis e salto-altos.
  • Categorias: Sênior, Júnior e Master; todas categorias com diferencial de alturas.
  • Poses da categoria:

Women’s Physique

Juliana Malacarne campeã 2017
Juliana Malacarne, atual campeã do Mr Olympia, por 3 vezes seguidas, 2015, 2016 e 2017.

Women’s Physique concentra as competidoras mais fortes e definidas, semelhante ao Bodybuilding da categoria masculina de fisiculturismo. Então, as participantes deverão realizar algumas poses em comum ao culturismo clássico e Bodybuilding, tais como: bíceps frontal, porém com as mãos abertas; peito melhor lado; bíceps de costas, mãos abertas; tríceps melhor lado.

  • Critérios avaliados: Aparência física feminina geral; Cabelo e características faciais; Desenvolvimento da musculatura; Simetria muscular e corporal; Tônus muscular, é preferível músculos com formas arredondada e pouca gordura corporal.
  • Vestimenta: Biquínis e salto-alto.
  • Categorias:Até e incluindo 1,63 metros; Mais de 1,63 metros.
  • Poses da categoria:


Vimos as principais categorias do fisiculturismo. Então, comente qual categoria você mais gostou e avalie nosso artigo.


1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (2 votos: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.