Então, você quer chegar em um abdômen definido? Mas, não sabe como? O primeiro passo é dominar a execução do abdominal supra. Exatamente o que iremos abordar nesta matéria!

Não adianta negar, né!? A musculatura abdominal desenvolvida é o sonho de, praticamente, maioria das pessoas ao ingressar na jornada da construção e definição muscular.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você realmente deseja otimizar os resultados, saiba, que a execução perfeita dos exercícios abdominais tem papel, tão ou mais importante, que a dieta de definição.

Portanto, em síntese, o primeiro degrau para o tão sonhado abdômen trincado, será aprender a execução do abdominal supra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”Vamos ao que interessa? Boa leitura”.

O que é o Abdominal Supra?

Abdominal supra é um exercício para os abdominais, cujo movimento concentra maior trabalho na musculatura superior da parede abdominal. Seu movimento é caracterizado pela contração do abdômen, e pode ser performado em diferentes ângulos: declinado ou paralelo ao chão; e também variadas formas de sobrecarga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como Fazer Corretamente?

Execução do abdominal supra
Utilize a gravura como fonte para as instruções que virão a seguir.

O exercício em si, não é de alta complexidade, em relação à execução. No entanto, a performance da respiração é importante, já que é possível contrair melhor os abdominais com tal ajuste.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

20+

Veja como executar corretamente o abdominal supra:

  1. Deite-se sobre um colchonete, de forma que as costas estejam paralelas ao chão.
  2. Dobre seus joelhos e apoie-os no chão, o espaçamento é conforme seu conforto, mas para referência utilize a linha do quadril.
  3. Estenda os braços e coloque as mãos nas orelhas.
  4. Agora você deve inclinar um pouco seu queixo, deixando 3 dedos livres até tocar seu pescoço.
  5. Puxe o ar (inspiração) e contraia o abdômen durante a subida do movimento. Utilize a gravura do, subtítulo acima, como fonte de ”até onde subir, indicado pelo fim do movimento”.
  6. Contraia no fim do movimento o músculo com 2 segundos.
  7. Durante o processo de soltar o ar, volte a posição inicial.
  8. Repita o movimento.

Execução em vídeo

Quantas séries e repetições devo fazer?

Como nessa matéria, estamos tratando da musculatura abdominal, e treinando-a com o abdominal supra. As pesquisas científicas indicam que para melhores resultados, ou seja, hipertrofia muscular (ganho de músculos) recomenda-se entre 8 a 12 repetições [1].

O número de séries é bem particular, geralmente, sua quantia leva-se em conta o volume total do treinamento. No caso, de você estar seguindo nosso treino AB seja para homens ou mulheres, apontamos o número de 3 séries.

”Por fim, o total são 3 séries de 8 a 12 repetições”.

Quais músculos são trabalhos no exercício?

Os músculos primários são indicados pela coloração mais escura do vermelho; os secundários com vermelho mais claro.
Músculos PrimáriosReto abdominal e Oblíquos
Músculos SecundáriosSerrátil anterior

Variações

Cansou de executar o abdominal supra? Ou está muito fácil? Portanto, substitua ele pelas variações abaixo. Elas são listadas conforme dificuldade, sendo a primeira fácil; segunda média; e terceira difícil. Leve em conta, mesmo a variação fácil é mais árdua que o abdominal supra deitado, beleza?

Supra com carga

Nessa variante utiliza-se uma sobrecarga útil ao aumento do volume do exercício (repetições x séries x cargas).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”Indica-se a todos que já conseguem fazer 36 repetições totais no abdominal supra, isto é, 3 séries com 12 repetições”.

Veja como fazer:

Declinado

Utilizando o banco do supino declinado, ou apenas o banco declinado, é feita essa variação.

”A diferença deve-se a ”lutarmos” contra a gravidade de forma mais acentuada, em comparação à versão com tronco paralelo ao chão do abdominal supra”.

Recomendamos iniciar o treinamento da variante sem sobrecarga, pois é realmente difícil a variação.

Veja como fazer corretamente:

Abdominal crunch na polia

A última variação é feita com auxílio da máquina crossover ou polia, onde você faz o tríceps pulley, por exemplo. Aqui, a tensão é constante em todo movimento, diferente das variações anteriores.

Também, mas não menos importante, o progresso de cargas é feito da melhor forma no abdominal supra no crunch, pois ao chegar nas 36 repetições é possível aumentar 5kg ou menos, apenas adicionando um halter – consulte seu personal ou responsável para isso.

Veja como fazer:

Defina de verdade seu abdômen seguindo uma dieta para definição corporal. Veja como, lendo nossa matéria, clique aqui.

Fonte

  1. Increasing Lean Mass and Strength: A Comparison of High Frequency Strength Training to Lower Frequency Strength Training. MICHAEL H. THOMAS and STEVE P. BURNS, PhD.

Então aprendeu como fazer corretamente o abdominal supra? Qual versão você vai usar no seu treinamento? Conte para nós, via comentários! 🙂

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta