Remada Articulada: Como Fazer e Dicas de Variações

0

Quem está na busca do desenvolvimento completo das dorsais, não pode negar os movimentos das remadas. Assim, saber executá-las é de suma importância a este objetivo. Portanto, aprender como fazer a Remada Articulada será sua tarefa de hoje. Vamos ao aprendizado?

Para Que Serve a Remada Articulada?

A Remada Articulada subtende-se como exercício de amplo recrutamento das costas, especialmente nas porções dos trapézios, dos romboides, dos deltoides posteriores e do latíssimo dorsal.

Desse modo, o exercício tem como função hipertrofiar esses músculos, juntamente com maior isolamento da musculatura das dorsais e redução de lesões na Lombar, uma vez que o suporte para peitoral limita as chances de ”tranco” (movimento biomecânico para facilitar a execução do exercício em questão).

Um Pouco Sobre o Aparelho

A biomecânica do exercício não possibilita alterações consoantes movimentos articulares dos alunos, dessa forma o aparelho conduzirá o movimento do início ao fim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns aparelhos mais modernos, possibilitam diversas pegadas na Remada Articulada, fato que resulta na abstrata ênfase muscular do exercício.

Veja abaixo em nossa tabela a relação das pegadas e músculos ativados (em maior proporção por alteração das mãos no exercício):

Pegada Neutra (dedões para frente)Concentração do movimento no Latíssimo Dorsal
Pegada Supinada (palma para frente)Concentração do movimento nos Trapézios e nos bíceps
Pegada Pronada (palma deitada)Concentração do movimento no Latíssimo dorsal e nos deltoides posteriores

Cabe ressaltar, que a altura do pegador, caso seja disponível em sua academia, possui distintas alturas (alta, média e baixa), aonde o posicionamento das mãos alterará drasticamente a tabela acima.

De maneira geral, quão mais alto é a pegada mais recrutara-se os deltoides posteriores e os músculos superiores das dorsais.

Agora, quão mais baixo é a pegada, mais recrutamento há no latíssimo dorsal.

Todos fatos acima, foram observados em uma pesquisa de 2019, a qual confirmou alterações significativas na ativação muscular e na conexão mental durante exercícios de resistência -- os quais englobavam exercícios em comum nas salas de musculação, vide remadas [1].

Como Executar a Remada Corretamente?

Remada articulada com pegada neutra

Com intuito de maximar-se a ativação muscular das dorsais, realizaremos o exercício com a pegada pronada (palmas para baixo), assim desenvolverá-se belas costas com auxílio da Remada Articulada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Posicionamento no Banco

    Sente-se no banco e apoie o peitoral no encosto. Posteriormente posicione as mãos em forma de pronação.

  2. Movimento Inicial

    Realize o movimento de puxada em direção ao seu corpo, nessa etapa o segredo é concentrar a força nos cotovelos, uma vez que aumentará a tensão mecânica nas costas.

  3. Movimento Final

    Conduza lentamente os pegadores à posição inicial.

Erros Limitadores de Ganhos

  • Arqueamento das costas na execução da Remada Articulada.
  • Rotação do tronco ao utilizar-se da varição unilateral.
  • Excesso de carga, a qual limita o movimento concentrado e com predomínio muscular dos músculos motores, assim ”passando” a tensão os secundários, como: deltoides posteriores e bíceps.

Quais Músculos São Recrutados?

Músculos recrutados na remada articulado conforme a pegada
Diferença nos músculos trabalhados conforme a pegada utilizada.
Músculos primários:Latíssimo dorsal, romboides e trapézios
Músculos secundários:Deltoide posterior, bíceps e abdômen

Aprenda também: Como Executar o Pulley Frente, clique aqui para ler.

Variações

Remada Unilateral

Uma possível variação é trabalhar a Remada Articulada ”um braço por vez”. Com essa mudança, pode-se corrigir eventuais assimetrias musculares, força muscular e, principalmente, recomendável aos portadores de desvios posturais, por exemplo, Escoliose.

Veja como executar:

Remada Deitado

Essa variante é performada com halteres. Esse equipamento ajuda na correção de desvios assimétricos, mesmo que executado com os dois braços simultaneamente.

Veja como executar:

Pesquisa

  1. Impact of Fat Grip Attachments on Muscular Strength and Neuromuscular Activation During Resistance Exercise. Krings BM, Shepherd BD, Swain JC, Turner AJ, Chander H, Waldman HS, McAllister MJ, Knight AC, Smith JW., 2019 <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30694963>

Era dessa maneira que você executava a Remada Articulada? Compartilhe sua execução ou dúvida conosco.

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

Estudante, escritor e pesquisador no universo da musculação há quase uma década. Contribuo compartilhando informações complexas de teor científico de modo simples aos leitores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui