Caseína Faz Mal? Especialistas Comentam a Polêmica!

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Uma prudente questão antes do consumo da proteína do leite, caseína, é saber se ela faz mal. Com intuito de fornecer tal resposta, foi analisada as últimas pesquisas e casos clínicos do uso do suplemento por nossos especialistas. Confira.

O Que é a Caseína?

Caseína é uma fosfoproteína, composta de proteínas e fósforo, encontrado no leite da vaca. Essa proteína encontra-se principalmente no leite de vaca, iogurte integral, suplemento isolado da proteína.

”Nos alimentos a caseína apresenta 80% de proteína. Sem contar, que não sofre perda proteica e os aminoácidos continuam fortes, sem modificar a estrutura molecular (na corrente sanguínea, também)”.

Por esse fator, a caseína é usada em diversas produções de alimentos, como o queijo e iogurte. Ao acidificar o leite, automaticamente, quebra-se a caseína, resultando na sua recomposição de forma sólida, tornando o alimento mais consistente, por exemplo, no caso do queijo.

Mas, nem só em alimento a caseína é usada. É usada também na fabricação de galalite (plástico), adesivos e cola.

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A Função da Proteína na Composição Corporal

Jarra com leite e pote com caseína acidificada
Caseína ”quebrada” no pote à esquerda, na jarra encontra-se o leite antes da acidificação.

A caseína é excelente para quem deseja obter aumento da massa muscular, devido a sua grande fonte de aminoácidos [1].

Por isso, o leite é essencial desde o nascimento a fase adulta, porque a sua composição contém essa proteína, a qual é responsável pela nutrição e crescimento.

”No leite materno a caseína compõe cerca 20% das proteínas”.

As pessoas não sabem, mas, a maioria consome caseína na alimentação, seja no iogurte no café da manhã, ou lanche.

Quando colocamos no “pãozinho” aquele delicioso requeijão. A caseína também está nos ingredientes. Quem nunca utilizou o creme de leite no preparo de um estrogonofe, bolo, sorvetes, molhos… enfim! Até na coalhada encontramos caseína.

Hoje a caseína pode ser consumida na forma de suplemento, para absorção da massa muscular.

Podemos encontrar nos mercados de suplementos a caseína em pó que pode ser absorvida na água, no leite ou até mesmo, em shakes.

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Tira Dúvidas Sobre o Suplemento

A Caseína Faz Mal?

Sim, faz mal para intolerantes à lactose. Demais consumidores do suplemento ou alimentos compostos pela proteína não sofrerão efeitos colaterais da fosfoproteína.

Qual a dosagem segura da proteína?

A dose correta para tomar a caseína é de 30g a 40g. Essa especificação vem nos rótulos das embalagens suplementares. É importante seguir as instruções e não ultrapassar a dosagem.

Para quem treina diariamente, o ideal é tomar o suplemento de caseína antes de dormir. Nunca antes dos exercícios físicos ou após. Porque o metabolismo de absorção de sua proteína no organismo é lento, aproximadamente 6-8 horas [2].

Durante o sono não nos alimentamos e, com isso, acarreta a degradação dos músculos. Ao tomar a caseína antes de dormir, evitamos que os músculos se degenerem.

A caseína engorda?

Não! Agora, os produtos que levam caseína (na composição) quando consumidos demasiadamente, pode engordar devido a outros componentes – leite integral, requeijão etc.

O ganho, ou a perda de peso, acontecerá acordo com a dieta e o organismo de cada pessoa.

A caseína causa efeitos colaterais?

Não há estudos que comprovem efeitos colaterais. Entretanto, dependendo do organismo, o que pode ocorrer é alergia ao produto, ocorrendo o aparecimento de inchaço no rosto, vermelhidão, coceira na pele, congestão nasal, espirros e coceira nos olhos.

Tudo que é consumido em excesso, pode fazer mal ao organismo, e não poderia ser diferente com a caseína. Foram constatados em pessoas que consumiram suplemento de caseína sem acompanhamento de um nutricionista foram: gases, diarreia, vômitos, enjoos e dores estomacais [3].

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A caseína é contra indicada para pessoas com problemas renais ou intolerantes aos componentes do suplemento. As crianças, idosos, gestantes, lactantes e enfermos só poderão consumir caseína, sob prescrição e acompanhamento médico ou de um nutricionista.

Fontes

  1. Casein, hydrolyzed casein, and amino acids that simulate casein produce the same extent of mucosal adaptation to massive bowel resection in adult rats. Am J Clin Nutr, 1995. <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7598071>
  2. Pre-Sleep Consumption of Casein and Whey Protein: Effects on Morning Metabolism and Resistance Exercise Performance in Active Women. Madzima TA, Melanson JT, Black JR, Nepocatych S., 2018. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/30201853
  3. CASEIN PROTEIN: Uses, Side Effects, Interactions and Warnings. < <https://www.webmd.com/vitamins-supplements/ingredientmono-1575-casein-protein.aspx?activeIngredientId=1575&activeIngredientName=casein-protein >

Então, após essa leitura você fará utilização da caseína na sua suplementação?

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

Composta por educadores físicos, por nutricionistas e por médicos, a equipe tem como objetivo a revisão e publicação de matérias que afetaram positivamente a vida dos leitores, consoante as últimas revisões dos experts (de cada área do blog) e comprovações científicas.

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