Drops sets é uma técnica de alta intensidade, isto é, uma técnica voltada a deixar o treino mais árduo e promover maior estresse ao músculo. Com isto em mente, você, talvez, esteja se perguntando: Como fazer drop sets? Isto você vera neste artigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que significa drop sets?

Drop set é uma técnica voltada a aumentar o fluxo sanguíneo ao músculo que esta sendo treinado, por exemplo, ante braço. Nessa técnica você abaixa o peso assim que falhar e continua a série. Esta técnica não possui grandes mistério para sua execução, contudo o que ocorre é vê-se muita informação errada sobre a mesma, desta forma, executando-a de maneira errada você pode obter resultados, mas também pode aumentar as chances de lesões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Você sabe quem inventou essa técnica?

Como consta na Enciclopédia do Fisiculturismo Moderno do autor Arnold Schwarzenegger, os drop sets foram inventados por  Henry Atkins, o mesmo era editor de uma famosa revista: Body Culture.

Revista Body Culture
Revista Body Culture

Como fazer da maneira certa?

Existem inúmeros artigos na internet, os quais afirmam que você deve colocar uma carga maior para falhar o músculo rapidamente, mas está completamente errada está informação. Vamos utilizar esta história como exemplo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Clóvis um cidadão brasileiro comum, resolve treinar peito com seu amigo. Seu amigo lhe pergunta: vamos detonar hoje certo?

– Clóvis prontamente aceita.

O amigo dele propõem que os dois façam supino intercalado de drops sets. Naturalmente Clóvis não sabe do que se trata e pergunta como isto funcionará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

-Seguinte ”Clozinho’‘, coloque 40 kg no supino a mesma carga que utilizamos todo treino. Vamos fazer uma série com 40 quilos até a falha e vamos diminuir para 35 quilos e falhar novamente. Por fim, vamos falhar novamente com míseros 30 quilos.

Simplificando:

Utilize sua carga normal no exercício, reduza 10 a 15% por vez, totalizando 3 vezes. Pode-se usar na última série ou na série completa. Apenas é recomendável, afim de, não exagerar no peso, pois imagina-se que você esteja utilizando está técnica para estressar o máximo possível algum músculos, com mais peso, por exemplo, no supino naturalmente você utilizara mais os tríceps e deltoides que o peitoral.

 → Leia também: Assimetria Muscular: O que é, causas e como resolver


Exemplo de treino de peito com drops

Supino reto com barra

Este exemplo será dado para um eventual treino de peito. Como foi retratado no exemplo acima, acredito que seja o mais coerente de ser acrecido aqui.


1- Crucifixo reto

arnold schwarzenegger fazendo crucifixo

 2- Supino Reto

 Arnold fazendo supino

3- Paralelas

Arnold executando paralelas

  1. Supino reto 4 séries de 10 repetições;
  2. Crucifixo reto 4 séries de 12 repetições;
  3. Paralelas 3 séries até a falha.

Exemplos em vídeo

Supino inclinado com drops set

Remada curvada com drops set


Considerações finais

Você e nosso amigo Clóvis aprenderam da maneira correta, como executar os famosos drops sets. Apenas relembrando como funciona: Falha dropa, dropa, dropa – três vezes.


Referências

  1. https://en.wikipedia.org/wiki/Drop_set
  2. https://www.bodybuilding.com/fun/dropsets.htm

Você gostou do artigo sobre: Drop sets? Então compartilhe. Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje compartilhar alguma experiência própria, comente no campo abaixo.

A matéria foi útil a você? Então considere dar um like nela:

1+

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta