Face Pull: Execução Certa Para Ombros Saudáveis e Grandes

0

Já é de conhecimento popular que o resultado dos treinos não se reduz a aumentar a carga nos aparelhos. Ainda que as cargas elevadas normalmente proporcionem maior intensidade, o treino precisa levar em consideração uma série de aspectos, incluindo a priorização alternada de força, hipertrofia e resistência ao longo da periodização, bem como a prática de exercícios complementares para finalidades muito específicas.

E um desses exercícios frequentemente utilizado, como complementar a um treino intenso, é o chamado face pull, que iremos descrever a seguir.

O que é face pull?

O face pull é um exercício cuja finalidade está em corrigir a postura, fortalecer músculos auxiliares a certos movimentos e proporcionar melhor performance geral do atleta. Não se trata, portanto, de um exercício voltado a técnicas avançadas de musculação -- super séries e afins -- tampouco ao aumento da força.

É um exercício de complexidade avançada, o qual requer experiência, consciência corporal e o auxílio de um profissional especializado monitorando sua execução. Ainda que sua finalidade esteja mais voltada para prevenir lesões e desconfortos associados ao treino, sua execução incorreta pode acabar ocasionando lesões bastante severas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por isso, apresentamos a seguir a forma correta de executar o face pull.

Como executar corretamente o Face Pull

Execução do Face Pull.

A forma convencional do face pull é composta pela combinação dos seguintes procedimentos:

  • No crossover, coloque a corda à altura de seu peito;
  • Afaste-se do crossover praticamente toda a extensão de seu braço, de modo que ao segurar a corda com a pegada pronada, palmas voltadas para baixo, você fique com seus braços completamente estendidos ao esticar a corda em repouso;
  • Flexione os joelhos de forma a ficar confortável e com a coluna ereta e bem sustentada;
  • Puxe a corda em direção a você, mais especificamente na direção do rosto, mantendo a postura fixa. Se preferir, você pode pedir para um colega ou seu instrutor apoiar um dedo em sua coluna para evitar que você acabe “roubando” durante a execução do movimento;
  • Procure afastar suas mãos lateralmente e tente levantar a ponta da corda em direção a seu queixo;
  • Chegando perto de seu rosto, rotacione a corda, de modo que seu punho fique em direção ao teto, com seu braço em ângulo de aproximadamente 90°;
  • Segure por um segundo nesta posição, e volte à posição inicial.

Lembre-se de realizar o movimento de forma concentrada, se possível com seu instrutor monitorando sua execução do começo ao fim.

Veja em vídeo a execução:

Leia Também: Exercícios para Deltoide Posterior; apenas os melhores!

Quais músculos são recrutados durante o face pull

Músculos trabalhados pelo face pull

Basicamente, o face pull recruta os principais músculos envolvidos na sustentação da postura e na estabilização de alguns exercícios para costas e peitoral. Esses músculos incluem:

  • Deltoide (especialmente a porção posterior);
  • Trapézio;
  • Romboide;
  • Manguito rotador.

Variações do exercício

A forma mais convencional de executar o face pull é com o auxílio da corda no crossover, como já descrito anteriormente. No entanto, existem duas variações do face pull que também podem ser bastante úteis.

Sentado em aparelho de remada

  • Coloque a corda no aparelho de remada, e sente-se como se fosse realizar uma remada comum.
  • No entanto, realize o movimento de rotação externa dos braços que caracteriza o face pull, já descrito anteriormente.
  • Esta versão pode ser ainda mais efetiva para quem deseja corrigir a postura, pois requer mais consciência corporal para manter a postura sustentada durante a execução do movimento.

Execução em vídeo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco inclinado com halteres

  • Deite-se com a barriga apoiada em um banco inclinado, mantendo as duas pernas esticadas e a postura sustentada.
  • Então realize o movimento do face pull com dois halteres, tomando o cuidado de apostar em halteres leves para tal movimento.
  • Essa versão tende a ser um pouco mais fácil que as duas versões anteriormente apresentadas e, por isso, nem sempre tem a mesma efetividade em termos de benefícios à postura.
  • No entanto, o estímulo para os músculos do trapézio e deltoides é satisfatório, desde que haja execução correta do movimento.

Execução em vídeo:

Então, gostou do guia sobre Face Pull? Ficou com alguma dúvida? Tire-a utilizando os comentários -- logo abaixo. 🙂

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

Estudante, escritor e pesquisador no universo da musculação há quase uma década. Contribuo compartilhando informações complexas de teor científico de modo simples aos leitores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui