Resultados na Academia Demoram Quanto Tempo?

Questionar o tempo estimado dos resultados na academia é vital na criação das expectativas. Assim como você, eu também já questionei quanto tempo demoraria para ver os resultados no meu corpo.

Devido aos longos anos de experiência na academia, leitura da temática e observação de alunos, observei um padrão repetitivo dos primeiros resultados visíveis dos praticantes. Os quais compartilharei na matéria.

Além disso, graças aos estudos, desenvolvi e aperfeiçoei estratégias que auxiliam no aumento exponencial das evoluções, seja emagrecimento, seja ganho de massa muscular.

Quanto Tempo Para Ver os Primeiros Resultados?

Resultados de 90 dias de dieta e treino alinhados ao ganho de massa magra.
Resultados de 90 dias de dieta e treino alinhados ao ganho de massa magra.

Em linhas gerais, mudanças visualmente bruscas, aumento notável no volume das roupas – ganho de massa muscular -, levam em torno de 4-6 meses, geralmente. Entretanto, mudanças sutis, em termos de definição muscular ou ganho singelo de massa muscular, ocorrem tanto para homens, quanto para mulheres, em um espaço amostral de um a três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante frisar que, devida a individualidade biológica, idade, gênero entre outros fatores englobados em avaliações físicas, os resultados na academia tendem à variações no intervalo de tempo.

Por exemplo, o ganho de massa muscular, como sugerem pesquisas científicas, é gradual e lento. Desse modo, o acréscimo de músculos mensais, em grande maioria, são valores entre 600 gramas a entre 2 quilogramas mensais – dados coletados de iniciantes na musculação.

Agora, o emagrecimento, segue a mesma linha da hipertrofia muscular. Muitos nutricionistas e livros, como ”Nutrição Para O Treinamento De Força” da Susan M. Kleiner, sugerem a perda de 1% do peso corporal ao mês. Então, caso você esteja muito acima do peso, a redução desse, de forma saudável ao longo do prazo, será lenta, no entanto gratificante e estável.

Recapitulando

  • No primeiro mês de treino haverá mudanças notáveis, especialmente em termos de definição corporal.
  • Resultados mais dramáticos levaram mais tempo, portanto projete sua realização ao longo ou médio prazo, algo entre 6 a 12 meses.
  • Emagrecimento e ganho de massa muscular possuem valores semelhantes ao mês, algo entre 1% da massa corporal.

Dica do Expert

Eu não culpo ninguém por esperar os resultados de modo rápido ou instantâneo, uma vez que já fui dessa linha de pensamento. O problema da lógica é simples. Não conseguindo a evolução no prazo estimado, logo você tomará decisões para acelerar o processo, certo?

Eu já fiz isso.

Deu certo?

-Não!

Meu objetivo da época era o ganho de massa muscular. Como não aumentava a massa na balança como eu esperava… Me desesperei. O que fiz? Aumentei a ingestão calórica… Resumindo, havia evolução na época, mas eu queria mais e cada vez mais. O aumento não me trouxe mais massa magra, mas, sim gordura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minha reflexão tem como objetivo esclarecer que tudo leva tempo, e não seria a musculação uma exceção. Portanto, projete, sempre, seus objetivos ao longo e médio prazo. Sem extremismos, já que eles não auxiliaram em nenhum caso.

Abaixo um gravura que demonstra uma expectativa condizente dos primeiros resultados na academia.

Gráfico de ganho de massa muscular conforme o tempo

Quais São as Primeiras Mudanças

Frequência Cardíaca

Como o coração é classificado como músculo, naturalmente, haverá evoluções nele, essas o deixarão mais forte e possibilitarão maior aporte sanguíneo, o que, por sua vez, é benéfico ao corpo humano.

A frequência máxima cardíaca não sofrerá alterações, já que a tendência geral é seu decréscimo com passar dos anos.

Pressão Sanguínea

A frequentação da academia reduz ligeiramente os índices da pressão sanguínea, especialmente em pessoas com coeficientes entre moderado e entre alto da pressão sanguínea.

Um estudo comprovou o fato, chegando no marco da redução de 14% da mmHg.

Ganho Muscular

Em grande maioria dos casos, a alteração em 100% da composição corporal dos tecidos musculares dura 3 a 6 meses.

Os primeiros resultados, do primeiro mês, são frutos das novas conexões neuromusculares, as quais aprenderam a performar os exercícios.

As mudanças no tamanho dos músculos são variáveis e devem ser aguardadas ao longo prazo.

Redução da Gordura Corporal

A diminuição dos tecidos adiposos é realizada em conjuntos das atividades aeróbicas, nas quais personal trainers orientam prática semanal de 120 minutos semanais de caminhada, valor para os primeiros resultados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Houve um estudo com meia centena de obesos, no qual foi relatado uma redução de quase oito quilogramas em 3 meses. A metodologia utilizada foi uma alimentação equilibrada e somente academia. O objetivo era manter os participantes em um déficit de 700 calorias diárias.

Dicas Para Mais Resultados

Como prometido serão enumeradas algumas dicas que auxiliaram a mais resultados. E lá vão elas:

  • Determine um objetivo e siga ele. Seja ganho ou perda de massa corpórea.
  • Para ganhar músculos um aumento sútil no gasto calórico, algo entre 300 calorias, será o suficiente. Mais informações para esse objetivo consulte esta matéria.
  • Agora, para emagrecer, uma redução de 300 calorias também será razoável. Confira nosso guia completo lendo esta matéria.
  • Suplementação não precisa ser luxuosa. O básico funciona. Recomenda-se o uso da Creatina, multivitamínico e óleo de peixe. Outros suplementos devem ser considerados com profissionais qualificados da área, ou melhor, nutricionistas.
  • Constância é chave. Siga seu objetivo todos os dias, ou na maioria deles. Assim, os resultados virão mais rápido.
  • Sem extremismo!

Como Saber se Estou Evoluindo

Primeiramente, monitore sua massa corporal. Para isso, todo dia, ou no mínimo 4 vezes na semana, tome nota da massa corporal.

Lembre-se que o momento ideal é em jejum, sem ingestão de líquidos.

A razão disso é averiguar a média semanal, para tanto some os valores e divida-os pela quantia dos termos. Assim, comparando semana a semana será possível notar as mudanças.

Tanto para hipertrofia muscular, quanto para definição, o valor recomendado da alteração semanal da massa corporal é 0,25% da massa corporal.

Por fim, tire fotos regularmente. Indica-se fotos de frente, lado e costas, pela manhã em jejum.

O melhor sempre será registrá-las no mesmo local, com mesma iluminação, já que alterações na luminosidade alterarão a composição da luz, o que pode produzir sombras, fato que sabota muitas avaliações de fotos!

Algumas Evoluções de Alunos

Resultado feminino em 10 semanas.
Resultado de 10 semanas direcionado ao emagrecimento.
Aluno com objetivo de hipertrofia, evolução em 3 meses.
Aluna com objetivo de emagrecimento e ganho de massa muscular simultâneo.
Evolução natural do David Laid.

Fontes

  1. Physiology of Sport and Exercise with Web Study Guide, 5th Edition, W. Larry Kenney.
  2. Nutrição Para O Treinamento De Força, Susan M. Kleiner.
  3. Finkler, Elissa et al. “Rate of weight loss can be predicted by patient characteristics and intervention strategies.” Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics vol. 112,1 (2012): 75-80. doi:10.1016/j.jada.2011.08.034
  4. Weinsier RL, Wilson LJ, Lee J. Medically safe rate of weight loss for the treatment of obesity: a guideline based on risk of gallstone formation. Am J Med. 1995;98(2):115–117. doi:10.1016/S0002-9343(99)80394-5
  5. Hanson RL, Narayan KM, McCance DR, et al. Rate of weight gain, weight fluctuation, and incidence of NIDDM. Diabetes. 1995;44(3):261–266. doi:10.2337/diab.44.3.261

Então, quanto você espera evoluir no início aos treinos? Ou quanto já evoluiu?

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui