Não quer sair da dieta, e mesmo assim deliciar-se com receitas gostosas? Portanto, implemente na sua alimentação essa receita de salgado maromba! Você vai adorar, nós garantimos!

Tanto para quem treina buscando a hipertrofia, quanto para quem treina em busca do emagrecimento ou do ganho de força e resistência, a alimentação precisa fornecer proteínas, carboidratos e gordura de boa qualidade, preferencialmente carboidrato de baixo índice glicêmico e em quantidade moderada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”Batata doce, arroz, macarrão e pães integrais são algumas opções de bons carboidratos”.

As proteínas são encontradas em carnes vermelhas, bem como carne de frango, peixes e ovos. As gorduras de boa qualidade, por sua vez, estão presentes em alguns peixes, assim como podem ser encontradas em azeite de oliva extra virgem, ovos e oleaginosas.

O obstáculo maior, no entanto, é combinar essas fontes de nutrientes em receitas atraentes e saborosas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”Além disso, muitas vezes é difícil conseguir preparar alimentos que reúnam todos estes nutrientes no dia-a-dia, tendo em vista a dificuldade de encontrar tempo disponível em meio à rotina diária. E uma opção saborosa e prática de preparar no dia a dia é o salgado maromba”.

Por isso, apresentados a seguir uma receita de salgado maromba de frango, apresentando também algumas de suas qualidades.

Receita de Salgado maromba de frango

Salgado maromba pronto e sendo servido em vasilha de porcelana.

A receita que apresentamos aqui é de um salgado maromba de frango. No entanto, o recheio pode mudar conforme sua preferência.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

3+

Ingredientes para preparar a massa

  • 100 gramas de frango desfiado.
  • 50 gramas de batata doce cozida e amassada.
  • Duas colheres de sopa de farinha de arroz (ou qualquer outra farinha sem glúten).
  • Três colheres de sopa de leite desnatado.
  • Duas colheres de linhaça dourada.
  • Duas colheres de chia.
  • Uma gema.
  • Temperos a gosto (orégano, sal, pimenta).

Ingredientes para preparar o recheio

  • Uma xícara de frango desfiado.
  • Quatro colheres de creme de ricota.
  • Uma cenoura ralada.
  • Cheiro verde e tempero a gosto.

Modo de preparo

  1. Cozinhe a batata doce (preferencialmente na panela de pressão para ganhar tempo), descasque ela e amasse até formar um purê.
  2. Reserve para resfriar.
  3. Acrescente a batata doce amassada junto do frango desfiado e os temperos de sua preferência, e bata-os no liquidificador junto com o leite e a farinha de arroz até que a massa se torne homogênea.
  4. Tempere a gosto, acrescentando a linhaça e a chia.
  5. Guarde a massa no congelador por aproximadamente 30 minutos, até virar uma massa consistente e fácil de modelar.
  6. Enquanto a massa adquire consistência no congelador, prepare o recheio. Nesta receita, o recheio é feito da seguinte forma: misture o frango desfiado, o creme de ricota, a cenoura, o cheiro verde e temperos de sua preferência.
  7. Abra a massa com a mão, insira uma pequena quantidade do recheio, e enrole a massa formando um bolinho.
  8. Pincele a gema e salpique chia e linhaça.
  9. Asse por 20 minutos em forno temperatura entre 180 e 200 °C.

Depois é só escolher melhor horário e saborear este delicioso salgado. Além de saboroso e simples, o salgado maromba também é um ótimo aliado de sua dieta.

Benefícios do Salgado Maromba

Imagem com salgado proteico de batata doce com frango desfiado.

”Confira a seguir as principais qualidades do salgado maromba, e entenda como você pode se beneficiar de seu consumo para sua dieta”.

Excelente fonte de proteína

Atletas que treinam visando a obtenção a força e da resistência muscular, e principalmente, atletas que realizam treino com foco em hipertrofia, precisam consumir uma quantidade elevada de proteínas diariamente.

O salgado maromba contém uma quantidade satisfatória de proteínas em sua fórmula. Variando de 20 a 30g, logicamente, conforme a quantia de recheio escolhida por você, ou sua fome. 🙂

E o salgado maromba ainda tem a vantagem de possuir outros ingredientes importantes para sua saúde sendo, portanto, muito mais completo nutricionalmente.

Rápido e fácil de preparar

O tempo gasto no preparo de alguns alimentos, assim como sua complexidade, costumam serem obstáculos de quem busca uma dieta balanceada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nem sempre é fácil conseguir manter uma rotina atarefada e encontrar tempo para preparar alimentos de boa qualidade nutricional.

Uma das qualidades do salgado maromba é que, além de simples, ele também é bem prático de preparar; O tempo total varia de 20 a 30 minutos, sendo recomendado fazer vários salgados, podendo ser congelado para consumo durante a semana.

Leia também: Como fazer sobremesas fitness e fáceis na sua casa

Low Carb

O salgado maromba não é feito à base de farinha de trigo. Isso torna uma opção de alimento low carb, tornando-se atraente para quem busca o emagrecimento.

Por possuir apenas carboidratos de baixo índice glicêmico e em quantidade moderada, o consumo do salgado maromba não ocasiona picos de insulina.

Dessa forma, a sinalização fisiológica que faz com que o organismo retenha energia em forma de gordura é prevenida. Por isso, o salgado maromba é uma excelente opção para quem busca o emagrecimento!

Leia também: 7 Receitas Proteicas e Fáceis de Fazer

Baixo valor calórico

Além da quantidade moderada de carboidratos, o salgado maromba também possui baixo valor calórico.

A massa para o preparo de um salgado maromba contém entre 120 e 150 calorias.

A quantidade calórica total vai variar de acordo com o recheio, mas apostando em um recheio magro e proteico você não terá prejuízos com relação a isso. Serão, por volta, de 250-300 calorias na opção de frango como recheio.

Usado tanto no pré-treino quanto no pós-treino

O salgado maromba pode ser consumido tanto no pré-treino, quanto no pós-treino, e isso o torna um importante aliado dos atletas.

Por ser um alimento prático de carregar, cujo consumo não necessita de talheres, o salgado maromba é constantemente lembrado no pós-treino.

Mas ele também fornece importantes nutrientes para o pré-treino. Consumir uma ou duas porções acompanhadas de uma fruta, cerca de uma hora e meia antes do treino, fornece energia suficiente para a realização de um treino intenso.

Receita em vídeo

Ingredientes

  • 200 gramas de couve-­flor cozida.
  • 400 gramas de frango cozido e processado.
  • 1 xícara de farelo de aveia.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Conclusão

Este texto apresentou uma receita de preparo do salgado maromba, alimento que vem se tornando popular entre praticantes de musculação.

Conforme explicamos, sua popularidade se deve tanto a sua praticidade quanto ao seu valor nutricional. Além de fácil de preparar, o salgado maromba também é fácil de carregar, não depende de talheres para ser consumido, e fornece nutrientes importantes tanto para o pré-treino, quanto para o pós-treino.

Agora, cabe a você leitor, contar para nós quando consumirá seu salgado maromba. Será no pré ou pós-treino, ou em outro momento do dia? Conte para nós, utilize os comentários para isso!

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta