Synthol: Óleo Injetável Célebre no meio Fisiculturista

0
66

De maneira sintetizada reunimos as principais informações sobre o Synthol. Torne-se um especialista na droga após a leitura!

O que é Synthol?

Frasco do óleo injetável synthol
Frasco comercial do Synthol.

O ADE, também chamado de Synthol, é um óleo injetável que foi desenvolvido na clínica veterinária para suplementar algumas vitaminas em animais. Substância usada principalmente em equinos, o Synthol consiste em um suplemento que eleva os níveis de vitaminas A, D e E.

Como acontece com algumas outras substâncias usadas na clínica veterinária, o synthol passou a atrair a atenção de atletas que buscam hipertrofia (aumento do volume da massa muscular).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De fato, quando injetado no corpo humano essa substância causa realmente aumento do volume da região injetada. No entanto, ao contrário de outras substâncias adaptadas para o universo atlético, essa substância não é isenta de efeitos colaterais. Por isso, é importante investir na divulgação de informações acerca de seus efeitos colaterais, como fazemos a seguir no presente artigo.


Mecanismo de ação do ADE

Quando injetado em cavalos, o synthol age no organismo estimulando a absorção das vitaminas mencionadas – A, D e E. Cada uma dessas vitaminas possui uma ação específica no organismo, conforme apresentado a seguir:

  • Vitamina A: melhora a formação de tecidos e da estrutura óssea.
  • Vitamina D: facilita a absorção de cálcio e fósforo no organismo, prevenindo à osteoporose e melhorando a composição da estrutura óssea.
  • Vitamina E: promove aumento da força e da resistência muscular, sendo indicada para tratar distrofia muscular em animais.

O aumento na absorção dessas três vitaminas, ajuda a melhorar o desempenho muscular e a constituição óssea. Além do mais, favorece o ganho de peso, crescimento e aumento da vitalidade.

Por isso, o Synthol é utilizado para o tratamento de complicações envolvendo osteoporose, distrofia muscular, lesões que comprometam os movimentos e subnutrição.

No entanto, é muito importante lembrar que o uso desta substância é restrita até mesmo para animais. O uso mais comum é destinado a bovinos e equinos, havendo a necessidade de um intervalo de 15 dias entre uma dose e outra. Os Veterinários não recomendam que tal substância seja utilizada para cães ou gatos.

O fato de haver restrição quanto ao uso de ADE em cães e gatos já deveria ser suficiente para supor que em nós, humanos, a substância também pudesse causar algum efeito colateral desagradável. Ainda assim, existem pessoas que optam por fazer o uso da substância, apostando nos benefícios para a hipertrofia.

Em geral, estas pessoas acabam enfrentando inúmeros efeitos colaterais indesejados, como os que mencionamos a seguir:


Efeitos Colaterais do ADE

arlindo anomalia usuario de ade

Inflamação muscular

A inflamação muscular é o que causa o aumento do volume muscular em pessoas que fazem uso do synthol. Ao contrário de outros anabolizantes esteroides, que, ainda que possam causar efeitos colaterais, auxiliam verdadeiramente no processo de hipertrofia, em virtude do aumento do volume de testosterona, o ADE causa apenas inchaço momentâneo da região em decorrência de processos inflamatórios na região onde é injetado. A inflamação é tão intensa, que algumas pessoas acabam precisando realizar cirurgias para remover o tecido inflamado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exemplo, veja esse vídeo (se realmente tiver coragem), jovem que quase perdeu braço devido ao uso do synthol.

Perda ou limitação na execução de movimentos de alguns músculos

O comprometimento na capacidade de movimentar os músculos é outro efeito colateral significativo.

Como músculo fica muito inchado, a pessoa acaba perdendo parte de sua flexibilidade.

Além disso, o músculo fica realmente inflamado, logo os movimentos que exigem contração e extensão muscular acabam pressionando a inflamação, por conseguinte fazendo-se o usuário sentir dores e desconfortos intensos.

Risco de parada cardíaca ou respiratória

Toda inflamação, quando se espalha pelo organismo, pode acabar gerando algum tipo de complicação na corrente sanguínea. 

Isso, já seria suficiente pra ocasionar risco de parada cardíaca ou respiratória. No entanto, ainda têm pessoas, que escolhem aplicar o synthol nas próprias artérias, acreditando que ao aplicar dessa forma o resultado possa ser mais significativo.

Como efeito, isso pode acabar inflamando as próprias artérias e prejudicando o fluxo sanguíneo, aumentando assim o risco de coagulação e, consequentemente, uma parada cardíaca ou respiratória.

Oleosidade da pele

O aumento da oleosidade da pele e consequente surgimento de acne é um efeito colateral relativamente comum dentro dos usuários que fazem uso de anabolizantes esteroides.

Todavia, usuários do synthol apresentam muito mais oleosidade na pele, do que pessoas que consomem outras substâncias. Isso, porque o ADE já é um óleo extremamente denso, além da ação arbitrária das inflamações no corpo. Desse modo, a pele sofre efeitos danosos à sua integridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Problemas no fígado

Em geral, o risco de problemas no fígado é maior quando a substância é consumida pela via oral.

Nesse contexto, todo medicamento farmacológico ingerido pela via oral é metabolizado pelo fígado, configurando assim o chamado metabolismo de primeira passagem. Ao passar pelo fígado, esse órgão acaba diminuindo o efeito tóxico da substância eliminando a presença de toxinas em nosso organismo. No entanto, quando este processo expõe o fígado ao número elevado de toxinas, o próprio pode acabar sofrendo certa intoxicação.

Como o ADE não é consumido pela via oral, esses efeitos tendem a ser menos frequentes. Mas, já foram encontrados usuários da substância com problemas no fígado em decorrência do seu uso [1].

Queda de cabelo

A queda acelerada de cabelo é um efeito colateral que desagrada muitos usuários de anabolizantes esteroides. Pois a pessoa que faz uso de uma substância como esta, em geral, está buscando uma estética mais agradável. E a queda de cabelo acaba prejudicando a estética e diminuindo a autoestima da pessoa. A queda de cabelo é um efeito colateral frequente em inúmeras substâncias utilizadas para o aumento acelerado volume da massa muscular. O ADE causa este efeito colateral em um número elevado de usuários.

Leia também: Conheça os efeitos colaterais do Durateston

Aparência desagradável

Este é um efeito paradoxal é bastante curioso acerca do uso do synthol. Em geral, usuários que utilizam anabolizantes esteroides visam à construção de um corpo esteticamente agradável, com valorização dos músculos e menos gordura localizada. Mas, a aparência de quem utiliza ADE, fica bem desfavorecida esteticamente. O corpo fica inchado, às vezes assimétrico e até mesmo flácido.

Veja exemplos:

Risco de morte

Como se não bastassem todos os efeitos colaterais indesejados: a aparência física desagradável, desconforto muscular e o risco de parada cardíaca ou respiratória, existe risco elevado de óbito em decorrência do uso de ADE.

No Brasil, em fevereiro de 2013, foi relatado um caso de morte por uso dessa substância na cidade de Rio Branco, no Acre. O jovem tinha 15 anos, praticava musculação, e fez uso das substâncias junto com alguns adolescentes que praticavam o esporte junto com ele.

Conforme relataram familiares, algumas semanas antes de sua morte o adolescente já vinha apresentando sintomas como vômito febre dores no corpo inflamação nas regiões onde havia injetada substância.

Notícia completa:

Mais tarde, moradores da cidade ficaram sabendo que os jovens haviam conseguido a substância com um casal de atletas moradores da região, que também fazia uso da substância. Essa história tem dois pontos que precisam ser discutidos com muita atenção.

  • Em primeiro lugar, não é recomendado o uso de nenhuma substância para ganho de massa muscular em crianças ou adolescentes. Nesses indivíduos, o uso de qualquer substância que possa alterar o crescimento muscular só é recomendado quando há o diagnóstico de alguma doença, cujo tratamento justifique o uso e, nesse caso, o uso será prescrito por um Médico.
  • Em segundo lugar, algo que é tão impactante quanto: é completamente inviável comprar qualquer substância anabolizante ou até mesmo suplementos alimentares de forma clandestina. Adultos, sejam eles atletas profissionais ou amadores, que decidem fazer uso de anabolizantes esteroides, devem procurar um Médico ou especialista de saúde para orientar sobre a melhor substância e a dose e forma correta de consumir. Somente assim você tem a segurança de estar consumindo uma substância de forma segura.

Conclusão

Este texto mostrou o quanto o synthol é uma substância nociva e totalmente inapropriada no universo fisiculturista. Seu uso causa inúmeros efeitos colaterais nocivos, podendo gerar inflamação crônica, parada cardíaca, parada respiratória e até mesmo a morte. Não existe dose segura para o consumo da substância e não é recomendada para humanos de modo geral. Além do mais, a aparência de pessoas que fazem uso dessa substância fica bastante desagradável do ponto de vista estético, não havendo justificativa para expor o organismo a tantos efeitos colaterais.

No entanto, é importante refletir sobre a representação do aumento da prevalência do uso de substâncias como essa. Cada vez mais as pessoas estão buscando soluções rápidas para melhorar sua estética e sua aparência física. Esse investimento desenfreado mostra-se contrário à prática do fisiculturismo e outras modalidades atléticas que trabalham com o desempenho físico.

É importante que a estética e a beleza física sejam sempre resultados de um estilo de vida saudável e de uma rotina de treinos intensos, acompanhados devidamente por profissionais de saúde. Treinando corretamente, se alimentando de forma adequada, fazendo uso de suplementos alimentares.

Estudos e fontes científicas

  1. Cosmetic doping: the problems of intramuscular application of oils. Vandré Casagrande Figueiredo; Paulo Rodrigo Pedroso da Silva; Rafael de Souza Trindade; Eduardo Henrique De Rose
  2. Bodybuilders’ accounts of synthol use: The construction of lay expertise online

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui