Quem Tem Varizes Pode Fazer Agachamento?

Uma dúvida comum, que gera especulações e opiniões contraditórias. Pessoas com varizes podem fazer agachamentos?

A resposta é sim, mas com algumas ressalvas. Vamos entender um pouco como o exercício físico se relaciona com as varizes e algumas recomendações.

A Musculação e as Varizes

Muitas vezes associada ao aparecimento das varizes, a musculação pode atuar tanto como potencializadora quanto forma de prevenção ao problema atuante no sistema circulatório.

A prática de atividade física, em geral, quando feita de forma correta e com a intensidade adequada, é benéfica para a circulação sanguínea e pode prevenir o aparecimento de varizes – especialmente em rotinas destinadas ao fortalecimentos dos membros inferiores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas por que essa dúvida ocorre?

Após a execução do treino, é natural que ocorra um efeito popularmente chamado de “pump”, no qual os músculos incham e os vasos sanguíneos dilatam. Essa dilatação ocorre, pois o esforço exige um volume maior de oxigênio nas extremidades do corpo, através do sangue arterial. Para balancear esse processo, as veias dilatam buscando aumentar o fluxo de retorno sanguíneo.

Com os músculos dilatados, as veias se aproximam da pele e ficam semelhantes às varizes, causando esta dúvida.

Moderação é a chave

Infográfico sobre varizes

Apesar de ser benéfica para a saúde, a musculação precisa ter moderação, pois, quando feita com excesso de peso, pode causar problemas às veias.

O sistema de retorno de sangue ao coração conta com válvulas que estimulam a movimentação sanguínea, porém, o excesso de peso durante o treino pode dificultar o trabalho dessas válvulas.

Essa dificuldade pode gerar um efeito de refluxo sanguíneo, que é a movimentação contrária do sangue nas veias, podendo gerar complicações, entre elas, as varizes.

E para as pessoas com varizes?

Neste caso, exercícios como o agachamento podem ser realizados sem maiores problemas, desde que de forma equilibrada. O ideal é que seja realizado um número maior de repetições com menor carga. Na maioria das vezes o peso do corpo já é o suficiente para a eficiência do exercício.

Após a finalização do seu treino na academia, procure fazer um período de descanso com a elevação das pernas. Os membros inferiores são os principais atingidos pelas varizes e essa forma de descanso auxilia na circulação.

Veja como fazê-la e as orientações do Dr. Dayan Siebra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se você já possui essa dificuldade circulatória, o refluxo sanguíneo pode acontecer mais facilmente, portanto, o cuidado precisa ser ainda maior. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional qualificado, que possa dar as orientações necessárias para manter o seu treino saudável.

Recomendações dos Especialistas

Consoante renomados médicos e treinadores físicos, o fortalecimento das panturrilhas auxilia na redução das varizes, já que possibilita a circulação de sangue na principal área afetada. As orientações e sugestões de exercícios são básicos, desde uma caminhada de duração mediana – 30 minutos -, a uma série de fortalecimento do músculo via musculação.

Recapitulando

Infográfico sobre as varizes

Fonte

  1. Does Weightlifting Cause Varicose Veins? Por: Gabrielle Kassel

Então, você fará o agachamento na sua rotina? Conte para nós, viu. Somos muito curiosos e queremos saber a sua decisão. 😉

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui