Quem Tem Varizes Pode Fazer Agachamento?

0

Uma dúvida comum, que gera especulações e opiniões contraditórias. Pessoas com varizes podem fazer agachamentos?

A resposta é sim, mas com algumas ressalvas. Vamos entender um pouco como o exercício físico se relaciona com as varizes e algumas recomendações.

A Musculação e as Varizes

Muitas vezes associada ao aparecimento das varizes, a musculação pode atuar tanto como potencializadora quanto forma de prevenção ao problema atuante no sistema circulatório.

A prática de atividade física, em geral, quando feita de forma correta e com a intensidade adequada, é benéfica para a circulação sanguínea e pode prevenir o aparecimento de varizes – especialmente em rotinas destinadas ao fortalecimentos dos membros inferiores.

Mas por que essa dúvida ocorre?

Após a execução do treino, é natural que ocorra um efeito popularmente chamado de “pump”, no qual os músculos incham e os vasos sanguíneos dilatam. Essa dilatação ocorre, pois o esforço exige um volume maior de oxigênio nas extremidades do corpo, através do sangue arterial. Para balancear esse processo, as veias dilatam buscando aumentar o fluxo de retorno sanguíneo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com os músculos dilatados, as veias se aproximam da pele e ficam semelhantes às varizes, causando esta dúvida.

Moderação é a chave

Infográfico sobre varizes

Apesar de ser benéfica para a saúde, a musculação precisa ter moderação, pois, quando feita com excesso de peso, pode causar problemas às veias.

O sistema de retorno de sangue ao coração conta com válvulas que estimulam a movimentação sanguínea, porém, o excesso de peso durante o treino pode dificultar o trabalho dessas válvulas.

Essa dificuldade pode gerar um efeito de refluxo sanguíneo, que é a movimentação contrária do sangue nas veias, podendo gerar complicações, entre elas, as varizes.

E para as pessoas com varizes?

Neste caso, exercícios como o agachamento podem ser realizados sem maiores problemas, desde que de forma equilibrada. O ideal é que seja realizado um número maior de repetições com menor carga. Na maioria das vezes o peso do corpo já é o suficiente para a eficiência do exercício.

Após a finalização do seu treino na academia, procure fazer um período de descanso com a elevação das pernas. Os membros inferiores são os principais atingidos pelas varizes e essa forma de descanso auxilia na circulação.

Veja como fazê-la e as orientações do Dr. Dayan Siebra.

Se você já possui essa dificuldade circulatória, o refluxo sanguíneo pode acontecer mais facilmente, portanto, o cuidado precisa ser ainda maior. Tenha sempre o acompanhamento de um profissional qualificado, que possa dar as orientações necessárias para manter o seu treino saudável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações dos Especialistas

Consoante renomados médicos e treinadores físicos, o fortalecimento das panturrilhas auxilia na redução das varizes, já que possibilita a circulação de sangue na principal área afetada. As orientações e sugestões de exercícios são básicos, desde uma caminhada de duração mediana – 30 minutos -, a uma série de fortalecimento do músculo via musculação.

Recapitulando

Infográfico sobre as varizes

Fonte

  1. Does Weightlifting Cause Varicose Veins? Por: Gabrielle Kassel

Então, você fará o agachamento na sua rotina? Conte para nós, viu. Somos muito curiosos e queremos saber a sua decisão. 😉

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

Estudante, escritor e pesquisador no universo da musculação há quase uma década. Contribuo compartilhando informações complexas de teor científico de modo simples aos leitores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui