Pré Contest No Fisiculturismo Veja o Significado!

Conheça o significado da fase Pré Contest no universo do fisiculturismo. Além disso, veja imagens das alterações corporais do atletas!

  Publicidade

A rotina de um atleta de fisiculturismo é extremamente regrada e exaustiva. O treino, a dieta, as horas de sono e até os dias de descanso precisam ser rigorosamente seguidos conforme a estipulação do Nutricionista, do Treinador e demais profissionais que possam estar envolvidos na organização da rotina do atleta.

E já é difícil a rotina habitual de um atleta de fisiculturismo, o período pré contest é significativamente mais desafiador.

Por isso, apresentamos neste texto algumas dicas valiosas para você que está se preparando para competir, ou mesmo para você que deseja simplesmente entender mais detalhadamente como é o período pré contest de um atleta de fisiculturismo.

O que é Pré Contest?

Resultado do pré contest
Evolução de um atleta de fisiculturismo durante a fase de pré contest

O termo pré contest, emprestado do Inglês, significa em sua tradução o período pré concurso, ou pré competição. Portanto, o período pré contest consiste no período em que o atleta está se preparando para a competição, seguindo um planejamento sistemático de alimentação e treinamento físico para estar com o melhor shape possível no dia da competição.

  Publicidade

Qual a duração média da preparação de um atleta do fisiculturismo?

Geralmente, a determinação da duração consiste na subtração das semanas até a data da competição de fisiculturismo. Dessa maneira, um atleta que deseja competir em fevereiro possui 20 semanas de preparação (valor hipotético), logo sua preparação será mais longa e em termos de qualidade de finalização melhor, pois não haverá necessidade de estratégias regidas ao competidor.

A preparação para a competição torna-se mais restritiva e intensa nas últimas semanas que antecedem a competição. No entanto, muitas vezes o atleta já começa a se preparar de forma bastante específica de quatro a cinco meses antes da competição, seguindo um cronograma específico para as diferentes fases do pré contest.

Quais são as fases do período?

Pre contest feminino
Resultado da Soph Allen (@sophactivelife) na transição de Bulking ao Cutting.

Bulking

O termo bulking significa literalmente aumento de volume. Logo, nesse período o atleta está buscando construir um corpo mais volumoso e simétrico possível, sem se preocupar neste momento com o acúmulo de gordura. Mesmo durante o período considerado “fora de preparação”, ou seja, quando não há nenhum campeonato previsto, o atleta normalmente busca aumentar o volume muscular, pois a hipertrofia é um dos principais objetivos da musculação.

No período de bulking há um aumento significativo da ingestão calórica, especialmente de carboidratos. Tanto que algumas pessoas nem consideram o bulking uma das fases do período pré contest. Seja como for, nesse período, o atleta estará com seus músculos mais volumosos e com o peso acima – devido ao aumento da gordura corporal juntamente com retenção líquida e, obviamente, ganho de massa muscular -, do que se pretende estar no dia do campeonato, cujo, na maioria das vezes, objetiva-se pesos determinados por categoria, a exemplo, fisiculturismo clássico até 80 kg.

  Publicidade

Cutting

O período conhecido como cutting é onde há literalmente um “corte”, ou seja, uma ruptura na gordura e na ingestão calórica para deixar os músculos visíveis e bem definidos.

Necessariamente, há que se considerar alguns cuidados para evitar a perda excessiva de massa muscular nesse período.

Esse período normalmente inicia de dois a três meses antes do campeonato, variando conforme a experiência do atleta, características pessoais como metabolismo ou singularidades genéticas e, claro, a quantidade de peso que se pretende perder até o campeonato. O ideal é começar cortando no máximo 500 calorias diárias, preferencialmente diminuindo a ingestão de carboidratos e mantendo ou até mesmo aumentando levemente a ingestão de proteínas, justamente para a manutenção da massa muscular magra.

  Publicidade

Para mais detalhes sobre a dieta cutting, leia nossa matéria (clique aqui).

Fase de desidratação

A desidratação é um momento estratégico aonde o atleta reduz significativamente o acúmulo de líquidos em seu organismo para tornar os músculos mais visíveis e delineados.

  Publicidade

É necessário ter muito cuidado, pois a desidratação agride o organismo e os órgãos, especialmente quando se utiliza drogas para tal finalidade.

Além disso, as oscilações no consumo de sódio, método bastante popular para a desidratação, podem causar efeitos bastante nocivos. O aumento do consumo de sódio para ocasionar a desidratação, por exemplo, pode elevar a pressão arterial e causar prejuízos cardiovasculares [1]. Já a diminuição brusca pode gerar efeito rebote e causar prejuízos no sistema renal [2].

Veja o que Dr. Paulo Muzy orienta para a fase de desidratação no vídeo abaixo:

Como deve ser a alimentação?

Uma vez que se inicie o processo de cutting, é necessário diminuir o consumo calórico diário. Essa diminuição deve ser moderada e gradual, podendo haver um dia por semana em que se faça o consumo habitual de calorias – no nível de manutenção calórica. Igualmente, também se costuma diminuir gradativamente o consumo de carboidratos, muitas vezes aumentando a quantidade de proteínas ingerida diariamente para compensar a ingestão calórica.

Vale lembrar, que a diminuição da ingestão calórica deve ser moderada, por ao menos duas razões.

  • Em primeiro lugar, quando o indivíduo diminui muito bruscamente a ingestão calórica ou a ingestão de carboidratos, ele também acaba tendo menos energia para treinar, e isso pode prejudicar o atleta profissional.
  • Em segundo lugar, havendo diminuição muito elevada da quantidade energética diária, o indivíduo pode acabar perdendo massa muscular, e isso também prejudicaria o desempenho durante a competição.

Exercício aeróbico e sua vitalidade no pré competição

Inegavelmente, o exercício aeróbico é extremamente importante para o emagrecimento e para a resistência do atleta. Durante o período pré contest é importante tomar alguns cuidados, como os listados abaixo.

Ainda que a atividade aeróbica seja extremamente importante, não se recomenda praticar mais do que 45 minutos de exercício aeróbico diariamente no período pré contest. Isso porque o excesso de tal modalidade de exercício acabaria ocasionando perda da massa muscular, algo que deve ser evitado pelo atleta – quando não utiliza substâncias ilegais para o mantimento da massa magra.

Sugere-se, portanto, que o controle do peso e do percentual de gordura se dê principalmente a partir da manutenção da massa muscular magra e do controle rigoroso da ingestão alimentar.

Cuidados com o treino no pré contest

Também é importante ter alguns cuidados com o treino propriamente dito durante o período pré contest. Tais cuidados incluem:

  • Priorizar treinos curtos e intensos para evitar catabolismo.
  • Descansar de 30 a 45 segundos entre cada exercício, no máximo.
  • Realizar movimentos concentrados.

Antes e Depois do Pré Contest

Pré contest de Luke Holme
@lukehulme_
uzoma_obilor processo de definição muscular
@uzoma_obilor
resultado da dieta cutting

Conclusão

O período pré contest é onde o atleta está finalizando tudo que construiu para participar da competição. Treino, dieta, repouso e suplementação são ajustados precisamente para que o atleta possa ter o melhor desempenho possível.

Por isso, é fundamental que o atleta siga rigorosamente as instruções dos profissionais que lhe acompanham, obedecendo a periodização para o período de bulking, cutting e desidratação. Somente com tamanha disciplina e determinação um fisiculturista profissional consegue se destacar em sua área!

Pesquisas

  1. Effect of lower sodium intake on health: systematic review and meta-analyses
  2. Effects of low sodium diet versus high sodium diet on blood pressure, renin, aldosterone, catecholamines, cholesterol, and triglyceride.

Gostou da matéria? Compartilhe ou tire suas dúvidas sobre ela!

Matéria atualizada em 7 de fevereiro de 2020 por Basefitness

O texto foi útil?

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui