Conheça o significado da fase Pré Contest no universo do fisiculturismo. Além disso, veja imagens das alterações corporais do atletas!

A rotina de um atleta de fisiculturismo é extremamente regrada e exaustiva. O treino, a dieta, as horas de sono e até os dias de descanso precisam ser rigorosamente seguidos conforme a estipulação do Nutricionista, do Treinador e demais profissionais que possam estar envolvidos na organização da rotina do atleta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E já é difícil a rotina habitual de um atleta de fisiculturismo, o período pré contest é significativamente mais desafiador.

Por isso, apresentamos neste texto algumas dicas valiosas para você que está se preparando para competir, ou mesmo para você que deseja simplesmente entender mais detalhadamente como é o período pré contest de um atleta de fisiculturismo.

O que é Pré Contest?

Resultado do pré contest
Evolução de um atleta de fisiculturismo durante a fase de pré contest

O termo pré contest, emprestado do Inglês, significa em sua tradução o período pré concurso, ou pré competição. Portanto, o período pré contest consiste no período em que o atleta está se preparando para a competição, seguindo um planejamento sistemático de alimentação e treinamento físico para estar com o melhor shape possível no dia da competição.

Qual a duração média da preparação de um atleta do fisiculturismo?

Geralmente, a determinação da duração consiste na subtração das semanas até a data da competição de fisiculturismo. Dessa maneira, um atleta que deseja competir em fevereiro possui 20 semanas de preparação (valor hipotético), logo sua preparação será mais longa e em termos de qualidade de finalização melhor, pois não haverá necessidade de estratégias regidas ao competidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preparação para a competição torna-se mais restritiva e intensa nas últimas semanas que antecedem a competição. No entanto, muitas vezes o atleta já começa a se preparar de forma bastante específica de quatro a cinco meses antes da competição, seguindo um cronograma específico para as diferentes fases do pré contest.

Quais são as fases do período?

Pre contest feminino
Resultado da Soph Allen (@sophactivelife) na transição de Bulking ao Cutting.

Bulking

O termo bulking significa literalmente aumento de volume. Logo, nesse período o atleta está buscando construir um corpo mais volumoso e simétrico possível, sem se preocupar neste momento com o acúmulo de gordura. Mesmo durante o período considerado “fora de preparação”, ou seja, quando não há nenhum campeonato previsto, o atleta normalmente busca aumentar o volume muscular, pois a hipertrofia é um dos principais objetivos da musculação.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

1+

No período de bulking há um aumento significativo da ingestão calórica, especialmente de carboidratos. Tanto que algumas pessoas nem consideram o bulking uma das fases do período pré contest. Seja como for, nesse período, o atleta estará com seus músculos mais volumosos e com o peso acima – devido ao aumento da gordura corporal juntamente com retenção líquida e, obviamente, ganho de massa muscular -, do que se pretende estar no dia do campeonato, cujo, na maioria das vezes, objetiva-se pesos determinados por categoria, a exemplo, fisiculturismo clássico até 80 kg.

Cutting

O período conhecido como cutting é onde há literalmente um “corte”, ou seja, uma ruptura na gordura e na ingestão calórica para deixar os músculos visíveis e bem definidos.

Necessariamente, há que se considerar alguns cuidados para evitar a perda excessiva de massa muscular nesse período.

Esse período normalmente inicia de dois a três meses antes do campeonato, variando conforme a experiência do atleta, características pessoais como metabolismo ou singularidades genéticas e, claro, a quantidade de peso que se pretende perder até o campeonato. O ideal é começar cortando no máximo 500 calorias diárias, preferencialmente diminuindo a ingestão de carboidratos e mantendo ou até mesmo aumentando levemente a ingestão de proteínas, justamente para a manutenção da massa muscular magra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para mais detalhes sobre a dieta cutting, leia nossa matéria (clique aqui).

Fase de desidratação

A desidratação é um momento estratégico aonde o atleta reduz significativamente o acúmulo de líquidos em seu organismo para tornar os músculos mais visíveis e delineados.

É necessário ter muito cuidado, pois a desidratação agride o organismo e os órgãos, especialmente quando se utiliza drogas para tal finalidade.

Além disso, as oscilações no consumo de sódio, método bastante popular para a desidratação, podem causar efeitos bastante nocivos. O aumento do consumo de sódio para ocasionar a desidratação, por exemplo, pode elevar a pressão arterial e causar prejuízos cardiovasculares [1]. Já a diminuição brusca pode gerar efeito rebote e causar prejuízos no sistema renal [2].

Veja o que Dr. Paulo Muzy orienta para a fase de desidratação no vídeo abaixo:

Como deve ser a alimentação?

Uma vez que se inicie o processo de cutting, é necessário diminuir o consumo calórico diário. Essa diminuição deve ser moderada e gradual, podendo haver um dia por semana em que se faça o consumo habitual de calorias – no nível de manutenção calórica. Igualmente, também se costuma diminuir gradativamente o consumo de carboidratos, muitas vezes aumentando a quantidade de proteínas ingerida diariamente para compensar a ingestão calórica.

Vale lembrar, que a diminuição da ingestão calórica deve ser moderada, por ao menos duas razões.

  • Em primeiro lugar, quando o indivíduo diminui muito bruscamente a ingestão calórica ou a ingestão de carboidratos, ele também acaba tendo menos energia para treinar, e isso pode prejudicar o atleta profissional.
  • Em segundo lugar, havendo diminuição muito elevada da quantidade energética diária, o indivíduo pode acabar perdendo massa muscular, e isso também prejudicaria o desempenho durante a competição.

Exercício aeróbico e sua vitalidade no pré competição

Inegavelmente, o exercício aeróbico é extremamente importante para o emagrecimento e para a resistência do atleta. Durante o período pré contest é importante tomar alguns cuidados, como os listados abaixo.

Ainda que a atividade aeróbica seja extremamente importante, não se recomenda praticar mais do que 45 minutos de exercício aeróbico diariamente no período pré contest. Isso porque o excesso de tal modalidade de exercício acabaria ocasionando perda da massa muscular, algo que deve ser evitado pelo atleta – quando não utiliza substâncias ilegais para o mantimento da massa magra.

Sugere-se, portanto, que o controle do peso e do percentual de gordura se dê principalmente a partir da manutenção da massa muscular magra e do controle rigoroso da ingestão alimentar.

Cuidados com o treino no pré contest

Também é importante ter alguns cuidados com o treino propriamente dito durante o período pré contest. Tais cuidados incluem:

  • Priorizar treinos curtos e intensos para evitar catabolismo.
  • Descansar de 30 a 45 segundos entre cada exercício, no máximo.
  • Realizar movimentos concentrados.

Antes e Depois do Pré Contest

Pré contest de Luke Holme
@lukehulme_
uzoma_obilor processo de definição muscular
@uzoma_obilor
resultado da dieta cutting

Conclusão

O período pré contest é onde o atleta está finalizando tudo que construiu para participar da competição. Treino, dieta, repouso e suplementação são ajustados precisamente para que o atleta possa ter o melhor desempenho possível.

Por isso, é fundamental que o atleta siga rigorosamente as instruções dos profissionais que lhe acompanham, obedecendo a periodização para o período de bulking, cutting e desidratação. Somente com tamanha disciplina e determinação um fisiculturista profissional consegue se destacar em sua área!

Pesquisas

  1. Effect of lower sodium intake on health: systematic review and meta-analyses
  2. Effects of low sodium diet versus high sodium diet on blood pressure, renin, aldosterone, catecholamines, cholesterol, and triglyceride.

Gostou da matéria? Compartilhe ou tire suas dúvidas sobre ela!

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui