5 Melhores Exercícios para Ginecomastia Masculina

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O acúmulo de gordura corpórea sempre causa desconforto, independente da região corporal. Por isso, a intensificação da deposição adiposa na região do peitoral, que pode ser atrelada ao perfil hormonal ou ao metabolismo, infere no aumento do tônus da localidade, logo tornando-se semelhante às mamas femininas – doença chamada de Ginecomastia.

É imperioso ressaltar que, conforme a modalidade precursora da ginecomastia masculina, há meios para reduzi-lá. Contudo, médicos especializados na temática serão elementares na plena solução da problemática, além de performarem os diagnósticos individuais. Logo, caso sua ginecomastia seja extremamente acentuada ou de difícil ”queima”: procure um médico da rede pública ou privada.

Porque os Exercícios Auxiliam ao combate da Ginecomastia

Resultados do tratamento da ginecomastia masculina
Resultados dos exercícios ao combate da ginecomastia masculina.

Em primeiro plano, vale-se frisar o mecanismo da degradação dos tecidos adiposos. Esse sistema fisiológico é produto de duas variáveis – que qualquer um pode controlar – a alimentação e as atividades físicas.

Nesse sentido, os exercícios físicos desempenham dois fatores na eliminação da ginecomastia masculina, que são pautados nas atividades cardiovasculares – movimentos com intensidade baixa ou média, voltados à queima de gordura e à definição muscular – e também nos exercícios de resistência, como a musculação – fundamentais ao ganho de massa muscular.

Desse modo, a conjugação entre a musculação e os aeróbicos (caminhada) representa uma real solução ao acúmulo de gordura no peitoral inferior.

Com efeito, mastologistas e clínicos gerais afirmam a elementaridade da musculação como pré-tratamento (ou em determinados casos como exclusivo receituário), pois a formação de novos tecidos musculares tendem a modificar o tônus muscular, assim como a promoção da definição corpórea – o que elimina as gorduras em localidades indesejadas, por exemplo, o abdômen ou o peitoral.

Os Melhores Exercícios

Um erro fatal e contínuo nas prescrições da correção da ginecomastia masculina, entende-se na supervalorização dos movimentos destinados ao peitoral. Dessa maneira, optar exclusivamente pelo esgotamento dessa porção muscular não será benéfico, pois, conforme especialistas, a melhor orientação tange ao treinamento íntegro da musculatura superior, devido ao maior aporte sanguíneo e ao gasto calórico.

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Logo os exercícios enumerados a seguir, objetivam tonificar os membros superiores, considerando metodologias globais do tratamento e prevenção da ginecomastia masculina, que são orientadas em congressos e palestras da área médica e esportiva.

Supino com Halteres

supino com halteres

Exercício de pressão unilateral que estimula predominantemente a região do peitoral, assim como os ombros e os tríceps. Logo, o supino com halteres desenvolverá os feixes musculares do peitoral, sobretudo a região que concentra o acúmulo de gordura mamária, peitoral inferior.

  • Deite-se em um banco plano.
  • Eleve os halteres e posicione-os sobre a linha do peitoral inferior.
  • Conduza lentamente os pesos em direção aos mamilos.
  • Ao tocar na região: empurre os pesos para cima.
  • Repita o movimento.

Crossover

crossover

Um movimento de cadeia isoladora, semelhante aos crucifixos com halteres. Neste exercício, há elevada participação do peitoral inferior, além do peitoral como todo.

  • Posicione as polias na porção mais elevada do crossover.
  • Pegue as polias e projete o corpo para frente, para tanto utilize uma perna para estabilidade.
  • Conduza as polias em movimento de parábola, até tocarem as mãos tocarem-se perto do peitoral inferior.
  • Retorno o movimento até a linha dos ombros e repita o movimento de parábola.

Desenvolvimento com Halteres

desenvolvimento com halteres

O fortalecimento dos ombros também é vital na correção da ginecomastia masculina. Neste exercício, por exemplo, cada ombro será treinado individualmente, fato que poderá contornar desvios de forças nos próprios movimentos de pressões para o peitoral, assim como os movimentos de costas.

  • Sente-se em um banco com encosto inclinado em 90 graus.
  • Pegue os halteres e levante-os, de modo a estender completamente os braços.
  • Agora, conduza os pesos em direção aos ombros.
  • Por fim, empurre-os novamente para cima

Remada com Halteres

remada com kettlebell

A hipertrofia e o fortalecimento das costas são complementares ao desenvolvimento do peitoral, sabia? Conforme maior a amplitude desse músculo mais ”espaço” haverá ao tônus muscular, logo colaborando ao desenvolvimento de músculos como: peito e ombros. Ademais, as remadas auxiliam na postura corporal, haja vista que fortalecem os músculos sobrepostos à espinha e os deltoides posteriores.

  • Pegue um par de halteres.
  • Incline as costas em 45 graus.
  • Puxe os halteres em direção ao umbigo.
  • Estenda lentamente os braços.
  • Repita o movimento.

Swing com Kettlebell

swing

Com os ‘swings’, balanços com kettlebell, a queima de gordura é garantida. Isso deve-se, pois, segundo recentes pesquisas, 30 minutos performando esse movimento, garantem cerca de 600 calorias de gasto calórico.

Conheça todos os benefícios do kettlebell swing lendo esta matéria.

Um treinamento Simples e Eficaz

Informações Básicas

ObjetivoDefinição Corporal
Nível de TreinamentoIniciante a Intermediário
Duração do Treino:30 a 45 Minutos
Frequência Semanal3 a 4 vezes
GêneroUnissex

Ficha Completa

ExercícioSéries e RepetiçõesDescanso (em segundos)
Supino com Halteres3x 5-890′
Crossover2x 12-1530′
Desenvolvimento com Halteres3x 1090′
Remada com Halteres4x 12-1560′
Swing3x50120′

Opinião Médica

Leitura recomendada: Os melhores exercícios para o peitoral.

Conclusão

Os exercícios para ginecomastia masculina demonstram-se eficientes na correção da mazela. Contudo, juntamente a eles é preferível o acréscimo de uma alimentação equilibrada, como um aporte calórico deficitário, em virtude da redução da gordura corporal. Diante dessa abordagem, à medida do tempo, observará-se a redução progressiva da ginecomastia.

Qual exercício da lista você ainda não praticava? Conta também, quando iniciará a ficha disponibilizada!

Composta por educadores físicos, por nutricionistas e por médicos, a equipe tem como objetivo a revisão e publicação de matérias que afetaram positivamente a vida dos leitores, consoante as últimas revisões dos experts (de cada área do blog) e comprovações científicas.

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