Multivitamínicos ou polivitamínicos são pilulas que contém (ou deveriam) as vitaminas essenciais para o ser humano (de A a Z). A importância das vitaminas é indiscutível em qualquer dieta, de atletas ou não, pois seus benefícios são muito além da própria hipertrofia muscular. Para você entender completamente a funcionalidade deste suplemento, leia com calma e atenção o artigo.

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O que é multivitamínico?

Cápsulas de multivitamínicos
Cápsulas de multivitamínicos

Como dito anteriormente, são pilulas que contém em sua composição, todas vitaminas que você deve ingerir diariamente.

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Exemplo de composição de multivitamínico da marca Tia Lucia Suplementos.

Legenda polivitamínico
Rótulo multivitamínico

Observe que em grande maioria das vitaminas está escrito 100% VD, isto indica que com a suplementação disto, você alcançara por completa a necessidade diária desta vitamina.

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Analisando novamente, existem outras vitaminas no rotulo, que não chegam nem próximo dos 100% VD, mas por que disto?

Existe regras na ANVISA, as quais não deixam determinadas vitaminas serem totalmente ingeridas via multivitamínicos e, se for o caso de deficiência em vitamina A, você deve utilizar isoladamente ela.

Importância das vitaminas na musculação

A importância é notória, praticantes de musculação no geral treinam arduamente, isto exige muito do corpo. O corpo precisará de um maior porte de vitaminas e minerais, nutrientes e etc… para sua recuperação. No geral o consumo correto de vitaminas faz com que seu corpo trabalhe corretamente, exercendo todas funções. Algumas funções que pode ser listadas aqui para pessoas em geral são: qualidade do sono e recuperação de atividades físicas.

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Para praticantes de musculação ou outras atividades físicas se destacam:

  • Síntese proteica
  • Qualidade da contração muscular
  • Melhor qualidade hormonal
  • Menor desgaste físico

Leve em conta também, que o papel das vitaminas na sua dieta, tem maior relevância que a utilização de proteínas em pó (whey, albumina, caseína etc). O macronutriente das proteínas você consegue atingir apenas com alimentação, em contra partida, vitaminas e minerais você nunca vai conseguir  absorver toda quantia necessária apenas com alimentação. Caso consiga a quantia de frutas e legumes será enorme e consequentemente tirara o apetite para comer os outros alimentos que você deve.

Benefícios de algumas vitaminas

Vitamina B1: produz novas células saudáveis e ajuda a quebrar as moléculas de carboidratos simples.

Vitamina B2: Antioxidante, produção de glóbulos vermelhos, evita dores de cabeças e mais;

Vitamina D: Manutenção do tecido ósseo, auxilia sistema monológico e mais; 

Vitamina C: Imunidade, funcionamento do organismo, prevenção de doenças cardiovasculares e mais

Eu listei aqui as principais, obvio que existem inúmeras outras vitaminas que contém diversos benefícios, por isto vou deixar um link para você ter acesso a um ebook, que contém todos benefícios de cada vitamina. Apenas clique aqui.

Dúvidas frequentes

  1. Como consumir o multivitamínico?                                                                                                                                          De preferencia na primeira refeição do dia (Desjejum)
  2. Quantas capsulas ingerir?                                                                                                                                                            O valor que estiver recomendado no rotulo do suplemento
  3. Este suplemento engorda?                                                                                                                                                            Não. São poucas calorias para fazer você engordar.

Considerações finais

Caso você tenha lido este artigo atentamente, você  notou que é de grande importância para praticantes e não praticantes de atividades físicas a utilização de suplementação com vitaminas e minerais (multivitamínico). Pois mesmo você comendo diversas frutas durante o dia você não conseguira ingerir todas vitaminas necessárias.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo! 

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina
  2. http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/alimentos3.php
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Redação

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