Rosca Concentrada: Execução Correta para Bíceps Gigantes!

O bíceps é um dos músculos preferidos para se trabalhar na academia, principalmente pelos homens, e a rosca concentrada um dos exercícios mais queridos para o treinamento dos bíceps.

Em comparação com músculos como o peitoral, dorsal ou isquiotibial, o bíceps tem um volume muito pequeno e quase não vale a pena trabalhar isoladamente, se a intenção for o ganho de massa muscular.

A razão pela qual gostamos tanto dos bíceps parece ser por uma estética clara e pura. Ele está localizado em um lugar estratégico do nosso corpo, e um aumento no volume nos faz ver a nós mesmos com braços mais fortes.

Mas você sabe o que é preciso para fazer crescer esse músculo de maneira eficaz e corretamente? Se sua resposta tiver sido exercícios específicos, você acertou.

Um dos mais conhecidos e melhores exercícios para o bíceps é a rosca concentrada. Logo abaixo estão algumas informações que ajudarão a compreender melhor sua função e a maneira correta de fazê-la.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é a rosca concentrada?

A rosca concentrada é um exercício de bíceps, de mecânica isoladora e unilateral. Sua utilização por fisiculturistas é devida ao estimulo no pico dos bíceps e desenvolvimento do braquial.

Como foi dito anteriormente, a rosca concentrada é considerado um dos melhores exercícios específicos para o aumento do bíceps, uma vez que as repetições trabalham sua parte superior de maneira intensa.

E como isso acontece? Ela faz com que o músculo se estenda e se contraia de forma que a concentração dos movimentos esteja exclusivamente interligada somente ao bíceps e em nenhum outro membro do corpo – lógico, se você não roubar no movimento.

MecânicaIsolador
Equipamentos necessáriosHalteres
DificuldadeFácil

Benefícios

Um dos maiores benefícios de se fazer esse exercício é o potencial crescimento do músculo.
Quando você inclui a sobrecarga progressiva na dinâmica e completa as repetições acaba direcionando as fibras musculares específicas e as quebrando. Por sua vez, elas vão se reconstruindo por meio da síntese de proteínas e consequentemente “inchando”, crescendo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro benefício é trabalhar um braço por vez, ou seja, unilateralmente. Dessa forma, assimetrias musculares serão corrigidas ou amenizadas.

Como executar corretamente a rosca concentrada?

Rosca concentrada execução

Uma boa técnica e a maneira correta de execução desse exercício é essencial para prevenir lesões durante o treinamento, bem como para obter o melhor estímulo para o crescimento muscular.
Se o movimento não for bem feito, poderá ocorrer uma redução na carga de trabalho sobre a área desejada – aumentando a tensão em músculos como: antebraço.

Para que erros desse tipo não aconteçam, você deve executar a rosca concentrada seguindo os passos e as dicas dadas abaixo:

  1. Sente-se de forma confortável no banco (pode ser o banco do supino) com as coxas paralelas ao chão;
  2. Apoie o braço na coxa correspondente, braço direito na coxa direita, por exemplo (preste atenção, pois nenhuma outra parte do corpo deve mexer, nem mesmo os ombros ou o tronco);
  3. Segure firme a outra perna com a outra mão para um melhor apoio do corpo;
  4. O halter precisa ser segurado com o dorso da mão para baixo. O braço deve estar totalmente estendido e sendo apoiado na parte interna da coxa;
  5. O halter deverá ser elevado em um ângulo de 45º indo em direção aos ombros de forma que o cotovelo seja flexionado;
  6. Faça uma pausa após contrair por inteiro o bíceps – 2 segundos;
  7. Retorne para a posição inicial e repita todo o processo.

Execução em vídeo:

Observações

  • Mantenha o peito erguido, o rosto virado para a frente, o pescoço e as costas relaxadas, e expire ao curvar e trazer o halter em direção ao peito. Inspire enquanto abaixa o halter de volta à posição inicial.
  • Se o braço permanecer por completo na vertical (ombro em cima do cotovelo), a concentração dos resultados do exercício se darão na área superior do bíceps.
  • Se o braço permanecer com um pouco de inclinação (ombro atrás do cotovelo), a concentração dos resultados do exercício se darão na parte inferior do bíceps.
  • Tenha cuidado ao escolher o peso do halter, já que este pode ser um erro fatal. O excesso de peso fará com que você movimente as outras partes do corpo para conseguir levantá-lo (o ombro, principalmente) e completar o exercício. No entanto, isso diminuirá a potência dos resultados e aumentará as chances de lesões sérias dependendo de como as repetições serão conduzidas.
  • Às vezes, pode ser necessário um pequeno auxílio quando for se aproximando das últimas repetições. Para isso, a outra mão pode ser usada para ajudar no momento em que se for levantar o halter.
  • Procure sempre descer o braço o mais devagar possível para forçar realmente o bíceps e obter os melhores resultados na hora de fazer a rosca concentrada.

Leia Também: Rosca 21 Para 2x Mais Resultados nos Bíceps

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais músculos são trabalhados durante o exercício?

Músculos trabalhados na rosca direta

Embora o foco dos resultados da rosca concentrada seja o bíceps, esse exercício não traz benefícios somente para essa área. Na verdade, o trabalho é feito em diversos grupos musculares a cada repetição.
O envolvimento dos seguintes músculos se dá tanto na versão inclinada quando na vertical:

Músculos primáriosBíceps e braquial
Músculos secundáriosTríceps braquial, flexor profundo, peitoral maior e menor e deltoide frontal.

Leia também: Crucifixo Inverso – Execução Correta

Variações do exercício

Existe uma outra maneira de se trabalhar o bíceps de forma concentrada. Na verdade, existem várias, mas a mais próxima da rosca concentrada é a rosca direta com cabo unilateral.
A diferença é que a resistência ao longo da repetição de movimentos é uniforme, ao contrário da rosca concentrada em que a resistência pode variar durante os levantamentos.

Você pode conferir a execução correta no vídeo abaixo:

Sugestão de treino de bíceps

ExercícioSériesRepetições
Rosca Direta48
Rosca Concentrada312
Barra-fixa com pegada supinada2Até a falha

Leia também: O Guia Completo sobre Agachamento Livre

Fontes:

  1. Anatomia da Musculação – Nick Evans.
Então você aprendeu a executar a rosca concentrada da maneira certa? Deixe sua opinião nos comentários!

Matéria revisada por nossa equipe de experts.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui