A superação e a força humana são marcas da modalidade olímpica do arremesso de peso. Com origem muito antiga, datando ainda da Grécia Antiga, a modalidade testa as capacidades dos atletas. O arremesso de peso inclui regras, categorias e muita história!

A origem do arremesso de peso

Segundo consta na história, o arremesso de peso se originou na Grécia Antiga. O que se sabe é que Homero, autor de Ilíada e Odisséia, já falava sobre a modalidade. À época, o que acontecia era uma competição entre soldados que arremessavam pedras. Contudo, nenhum registro comprova, por exemplo, que o arremesso de peso tenha feito parte dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro registro, de fato, aconteceu na Escócia, por volta do século I. Lá aconteciam competições de Highland Games, onde a pedra, assim como na Grécia Antiga, era ainda utilizada.

História da modalidade

Arremesso de peso foto antiga

O arremesso de peso começou a se popularizar no século XVI, quando Henrique VIII, então rei da Inglaterra, tornou-se fã do esporte. O rei chegou a participar de competições até com lançamento de martelo.

Na Idade Média, os soldados novamente voltaram a competir, mas dessa vez com balas de canhão. Eles passavam dias competindo para ver quem conseguia arremessar mais longe. Os escoceses também seguiram adeptos à modalidade e arremessavam todo tipo de material: cubos, pedras e metais. O objetivo, desde aquela época, sempre foi o mesmo: ver quem arremessa o peso o mais longe possível.

Entretanto, o arremesso de peso somente tornou foi integrado aos jogos olímpicos em 1896, quando foram realizados em Atenas. Isso, porém, apenas para homens. As mulheres só passaram a disputar a modalidade nos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Regras

Darlan Romani
Destaque para o atleta brasileiro: Darlan Romani

O arremesso de peso possui regras bem específicas. Algumas, como a dimensão da bola, varia entre a modalidade feminina e masculina. Confira as principais regras para entender a prática:

  • A bola masculina pesa 7,26kg com 12 centímetros de diâmetro;
  • A bola feminina pesa 4kg com 9 centímetros de diâmetro;
  • A área para o arremesso é circular com diâmetro de 2,135 metros;
  • O peso deve ser colocado entre o pescoço e o ombro do jogador na hora do arremesso;
  • O arremesso deve acontecer com as pontas dos dedos de apenas uma mão;
  • Na hora do arremesso o jogador precisa rodar 180º em torno de si;
  • O jogador só pode deixar o círculo após o peso ficar estático no solo;
  • Após arremessado, o peso deve cair na chamada “zona de quedas” para o arremesso ser válido;
  • A distância que ele alcança é medida desde a marca inicial que o peso toca no chão;
  • O peso deve ser fabricado em bronze, ferro fundido ou chumbo;
  • Quando há menos de oito atletas na competição, cada um pode arremessar seis vezes. Quando há mais de oito, só podem arremessar três vezes. Nesse último caso os oito primeiros colocados poderão lançar ainda mais três vezes;
  • O competidor deve estar fardado com camiseta, calção e tênis.

Na modalidade há também faltas que podem ser cometidas pelo jogador. Saiba em que situações isso acontece:

  • Ultrapassa o círculo demarcado;
  • Arremessa fora da área delimitada;
  • Segura o peso inadequadamente;
  • Ultrapassa o tempo de 90 segundos disponíveis para o arremesso;
  • Perde o controle da jogada.

Agora você já viu as regras do arremesso de peso olímpico na prática, assista os melhores momentos da Athletics World Cup, que foi realiza em Londres, nesse ano 2018:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também: Tudo sobre Levantamento de Peso Olímpico

Técnicas de arremesso

Paralimpíadas arremesso de peso
A modalidade também é presente em competições como as paralimpíadas.

Como qualquer esporte, o arremesso de peso tem técnicas específicas. São três as técnicas principais utilizadas pelos profissionais: lateral, linear e em rotação. Entenda abaixo como funciona cada uma:

  • Lateral: O competidor desloca o corpo em direção ao setor de queda do peso. Esse deslocamento é feito lateralmente por um movimento rasante da perna direita em direção ao centro do círculo. A perna esquerda acompanha direcionando-se ao anteparo no chão.
  • Linear: Essa técnica foi inventada pelo esportista Parry O’Brian e se tornou referência. Nela o atleta fica de costas para a área de lançamento e dá um pontapé para trás e, em seguida, para baixo, sempre com a perna contrária a de apoio. Projeta, então, o quadril para frente e para cima girando e, de frente para área de lançamento, irá esticando o braço que segura o peso contra o pescoço e utilizar o corpo para dar impulso ao lançamento;
  • Em rotação: Essa é considerada a mais antiga, criada em 1876. É influenciada pelas técnicas de lançamento de disco e costuma ser a mais utilizada.

Conheça: Crossfit a Modalidade de Levantamento de Peso com recente popularidade.

 

Categorias

Conforme você leu acima, há apenas duas categorias distintas no arremesso de peso. A divisão é feita em gêneros: masculino e feminino. Na categoria masculina, a mais antiga, a bola tem massa de 7,26kg com 12 centímetros de diâmetro. Já na feminina o peso cai para 4kg e o diâmetro para 9 centímetros.

Principais atletas

Principais atletas
Na foto: Micheline Ostermeyer e Robert Garret.

Os primeiros campeões olímpicos de cada categoria foram o americano Robert Garret e a francesa Micheline Ostermeyer. À época, a modalidade ainda era muito diferente e os recordes foram sendo quebrados facilmente. O atual recordista mundial masculino, com um arremesso de 23,12 metros, é o americano Randy Barnes. Entre as mulheres a recordista é a soviética Natalya Lisovskaya, com 22,63 metros.

Mas a história do arremesso de peso guarda ainda outros nomes ilustres ao longo da história. Parry O’Brien, por exemplo, marcou o seu nome no esporte por ser o primeiro homem com mais de 40 anos a manter o título olímpico.

O’Brien revolucionou as técnicas de arremesso com o giro em 180º. Foi com esse método criado por ele mesmo que chegou a quebrar o recorde mundial em 17 oportunidades. Além disso, é considerado o primeiro a ter lançado o peso a uma distância superior a 18 metros. A ligação de O’Brien com o esporte em geral era tanta que definiu até a sua morte: ele faleceu em 2007, aos 75, vítima de um ataque cardíaco enquanto participava de uma prova de natação.

No lado feminino, Valerie Adams, neozelandesa, é um dos destaques. Atualmente com 33 anos, ela começou a carreira aos 14. Aos 18 ela já participava do Campeonato Mundial de Atletismo e chamava a atenção entre veteranas. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, ela conquistou a primeira medalha de ouro em atletismo para a Nova Zelândia desde 1976. Em Londres, quatro anos depois, ela repetiu o feito

Fontes:

  1. http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357381-EI2806,00.html
  2. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Arremesso_de_peso
  3. http://www.nationalthrowscoachesassociation.com/basic_technique_for_the_shot_put.htm
  4. https://www.iaaf.org/disciplines/throws/shot-put

E, então, gostou do aprendizado sobre essa categoria? Nos diga nos comentários! Adoramos ler os comentários de vocês!

Que nota você dá para nossa matéria?
[Total: 2 Média: 5]

Deixe uma resposta

Redação

A redação da Basefitness, traz conteúdos atualizados, com referências cientificas e de fácil compreendimento para seus leitores.