O Crossfit é, sem dúvidas, uma das modalidades de treinamento físico, com um dos maiores crescimento de praticantes em curto prazo de tempo – o que para muitos é caracterizado como treinamento físico do momento.

O diferencial desse treinamento é a união de diversas técnicas, conceitos e exercícios de modalidades distintas, como, por exemplo: levantamento de peso olímpico, ginástica, dentre outros.

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Agora você já sabe um pouquinho sobre o Crossfit; siga sua leitura e descubra o que é crossfit, realmente.

Sumário:

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O que é CrossFit?

Barra com anilha de crossfit

O Crossfit é um programa de treinamento que prioriza principalmente exercícios intensos e o uso do peso corporal. Ao contrário do que muitos acreditam, CrossFit não surgiu recentemente. Ele é um regime fitness criado por Greg Glassman ao longo das últimas décadas.

Glassman foi a primeira pessoa a criar esse estilo de treino intenso, dinâmico e realizado em menos tempo. Por isso, o CrossFit é especialmente interessante para quem acha a rotina de musculação cansativa e esmagadora.

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Os resultados ficam aparentes em pouco tempo, unindo a perda de peso e o ganho muscular. A prática une elementos de outros esportes, como levantamento de peso, corrida e ginástica. Por isso, o CrossFit é uma ótima forma de estimular flexibilidade, potência, velocidade, coordenação e resistência cardio-respiratória. O CrossFit se tornou popular principalmente por sua habilidade de adaptação ao nível físico do praticante – sem limite de idade, peso ou qualquer outro divisor.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

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Apesar de utilizar majoritariamente o peso do corpo – como movimentos calistênicos -, o CrossFit também possui alguns equipamentos. Eles servem para potencializar o trabalho realizado em aula. Entre eles estão as cordas, bolas, elásticos, pneus, caixas e outros itens simples utilizados para vários exercícios. Outro ponto interessante é a forma com que o treino é feito em grupo. Seja em formato de circuito ou até mesmo com competições saudáveis, ele promove um envolvimento dos participantes. Assim, uns acabam servindo de estímulo para os outros.

O que é um WOD?

Exemplo de wod
Os WOD sempre estão anotadas em alguma lousa ou quadro negro, nas academias de Crossfit.

O Workout of the Day (WOD) é, como a diz a tradução literal, o treino do dia. Essa expressão é utilizada para apontar a sequência de exercícios que será desenvolvida pelo professor durante a aula.

Por ser uma modalidade com exercícios muito variados, os professores costumam construir treinos diversos e dinâmicos, de forma que não fique cansativo para o aluno.

Os WOD podem ser compostos por exercícios de ginástica, levantamento de peso olímpico e condicionamento metabólico. A combinação e a variedade desses exercícios é uma decisão do instrutor. Entretanto, independentemente da sequência apresentadas, todos os WOD buscam os mesmos objetivos de desafio, superação e alta intensidade.

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Como é um treino de Crossfit?

Levantamento terra

Não há uma rotina fixa para a prática do CrossFit. Ela é mudada e adequada constantemente de acordo com o perfil de quem pratica e dos conhecimentos do instrutor. Entretanto, uma característica em especial todos os treinos de CrossFit tem em comum: alta intensidade. Os movimentos funcionais do treinamento vêm de diversos outros esportes, como o Levantamento de Peso Olímpico (LPO), ginástica olímpica, corrida, entre outros.

A principal proposta do CrossFit é promover uma sequência de exercícios que abrange todos os grupos musculares, ou seja, um treino fullbody. Dessa forma, os treinos são variados sob alguns parâmetros. Inicialmente, a modalidade surgiu com a proposta de cinco dias de treino e dois de descanso. Entretanto, esse número pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, a melhor indicação de intensidade e frequência de treinos deve ser feita por um profissional qualificado – especialmente o instrutor da seu centro de treinamentos.

O modelo de CrossFit costuma apresentar três pontos:  condicionamento metabólico, levantamento de peso e ginástica . Dentro disso, cada um é utilizado para potencializar alguma funcionalidade do corpo.  O condicionamento metabólico  lida diretamente com a perda de peso, através dos exercícios conhecidos como “cardio”. Através dele, a resistência e a respiração são melhoradas em pouco tempo.

Já a  ginástica  trata de outro tipo de exercícios, buscando o aumento da flexibilidade, equilíbrio e coordenação. Esse tipo de treino costuma utilizar alguns aparelhos, como bolas e elásticos. Ele também ajuda na melhora da condição geral do corpo, principalmente em pessoas que costumavam ser sedentárias.

A última modalidade é o  Levantamento de Peso Olímpico (LPO) . O criador do CrossFit trouxe essa modalidade olímpica para a categoria por ser uma forma extremamente eficiente de aumentar a força dos praticantes. Além do LPO, outros tipos de levantamento de peso são realizados, fortalecendo músculos variados do corpo e trabalhando na potência de quem os realiza.

A frequência com que essas 3 modalidades são utilizadas depende do instrutor e do praticante. O profissional vai adequar os exercícios à capacidade física do aluno e aos seus objetivos principais. Entretanto, todos os grupos de exercícios são benéficos e indispensáveis para quem deseja ter uma melhora geral na condição física.

Veja o vídeo abaixo, onde é mostrado vários WOD de Rich Froning, atleta profissional de Crossfit:

Quais são os benefícios e riscos?

Crossfit Games
Foto capturada no Crossfit Games.

O CrossFit é procurado por muitas pessoas devido aos seus inúmeros benefícios. A reunião de modalidades e o nível de intensidade resultam em uma melhora geral da saúde e da condição física.

A modalidade é especialmente procurada por quem deseja perder peso. Chegando a queimar mais de 800 calorias por hora, o CrossFit é uma das formas mais eficazes para o emagrecimento. A proposta surgiu como uma alternativa para quem acreditava que só era possível perder peso ficando 45 minutos em uma esteira ou gastando horas em uma academia.

Você pode questionar: musculação e corrida são saudáveis? Se realizados sem excessos, claro que sim. Mas uma melhora na saúde e na aparência do corpo vai além de apenas perder peso. A queima calórica do CrossFit é alta, mas o seu maior benefício vem do condicionamento físico. Com os músculos fortalecidos, melhora na respiração, flexibilidade, potência e diversos outros pontos, o aluno não apenas emagrece, mas também ganha um novo fôlego para a vida. A vitalidade é renovada.

Outro benefício do CrossFit é o seu dinamismo. Por muitos anos, a palavra “academia” tem sido sinônimo de sofrimento para muitas pessoas. A ideia de que, para ter uma vida saudável, é necessário passar 2 horas ou 3 horas diariamente nos mesmos aparelhos é o principal motivo de desistência. Contudo, o surgimento do Crossfit provou que duas principais questões regem a perda de peso e o ganho de músculo: intensidade e persistência.

Sim, a recomendação dos profissionais da saúde é de realizar exercícios pelo menos algumas vezes na semana. Porém, vários estudos já comprovaram que um treino intenso de menos de 1 hora gera resultados muito mais rápidos e eficazes do que passar horas por dia em uma academia ou só fazendo exercícios de cardio, como esteira e bicicleta.

Onde e como começar os treinos

Academia de crossfit

Por ser um treino de alta intensidade, é indicado realizar uma avaliação médica antes de qualquer decisão, por exemplo, a avaliação antropométrica. Após a liberação do médico responsável, é necessário procurar um personal trainer ou um local com estrutura adequada para a prática. Principalmente no início, o treino de Crossfit deve ser acompanhado por um profissional qualificado. Desta forma, o participante aprenderá as técnicas corretas e contará com toda a segurança e apoio necessários.

Ainda, o participante deve buscar um local em que se sinta à vontade. Dependendo da academia escolhida, o próprio lugar pode organizar turmas divididas por experiência na modalidade. Por isso, se você tem uma vida sedentária e prefere iniciar em um ambiente com outras pessoas também iniciantes na modalidade, não existem restrições. A escolha do local pode depender dos horários disponíveis e do estilo de treinos realizados em cada academia.

Palavras finais

Como qualquer modalidade, a melhora ocorre com a persistência. Na primeira aula, não se guie por alguém que pratica Crossfit há um ano e consegue realizar cinquenta abdominais de uma vez só. Com certeza, na primeira aula dessa pessoa, o resultado não era esse. Com uma frequência de prática, o CrossFit melhora diversos pontos do condicionamento físico dos seus participantes. Portanto, com persistência e esforço, a melhora nos seus resultados e tempos vão aparecer a cada semana.

Crossfit não é uma competição com ninguém além de você mesmo. Você precisa se desafiar a cada aula e celebrar as suas pequenas vitórias. As melhoras perceptíveis vão muito além de questões físicas, e sim com o se sentir bem e disposto. Dessa forma, combinado com uma alimentação saudável, o CrossFit pode ser um dos agentes para realizar uma reviravolta na sua rotina e aprimorar a sua saúde.

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Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

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