Entender a nutrição e peculiaridades do corpo humano fazem da Avaliação Antropométrica o método certo para se cuidar. Então, hoje, descubra: o que é ela, como incorporar nos seus exames rotineiros e muitos mais. Acompanhe a matéria!

O que é Avaliação Antropométrica?

Pessoa pegando o pneuzinho da barriga

A Avaliação Antropométrica é um método de pesquisa utilizada por profissionais de saúde, principalmente pelos nutricionistas. Ela serve para identificar e analisar parâmetros do corpo do paciente, que contam sobre seu estado nutricional.

O estado de nutrição de uma pessoa mostra como o corpo se encontra na relação entre ingestão, uso e falta de nutrientes para realizar suas atividades, desde as mais básicas até as mais complexas de uma rotina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse estado pode ser influenciado por um universo grande de fatores, que inclui a hereditariedade, a ação hormonal no momento, o tipo de dieta seguido ou doenças já identificadas. Para entender cada ponto, são utilizadas várias técnicas médicas.

As medidas analisadas para fazer este relatório geralmente documentam a composição corpórea através de: peso, altura, dobras e circunferências cutâneas, junto com a medição de Índice de Massa Corporal (IMC), a soma das dobras e o cálculo da faixa de peso ideal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Avaliação Antropométrica deve ser realizada com frequência para criar gráficos que mostrem as variações de seu corpo. Em pessoas que se exercitam regularmente, os exames chegam a ser trimestrais para melhor acompanhamento.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

1+


Quais são as técnicas para realizar a Avaliação Antropométrica?

Adipômetro instrumento usado na avaliação antropométrica
Adipômetro.

Durante uma sessão de Avaliação Antropométrica, são utilizadas diversas técnicas para retirar as diferentes medidas necessárias. Para cada um delas, é utilizado também um tipo de aparelho específico que dá exatidão ao exame.

Na primeira etapa geralmente o profissional de saúde mede a estatura do paciente e o seu peso, para poder medir o IMC. Para obter este resultado, o valor do peso é dividido pela estatura ao quadrado.

O valor final é na verdade um número que, se estiver menor que 18,5 aponta peso baixo e se estiver entre 18,6 e 24,9 aponta o peso ideal. Já se estiver entre 25 e 29,9 aponta sobrepeso. Mais do que isso se iniciam os vários níveis de obesidade.

Depois disso se parte para a medição de dobras cutâneas que, combinadas, vão indicar sua densidade aproximada de gordura corporal. Para conseguir essa medida é utilizado um adipômetro, que mostra a espessura de uma região em milímetros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As regiões (dobras cutâneas) utilizadas como parâmetro para entender a porcentagem de gordura no corpo geralmente são: panturrilhas, coxas, abdominal, antebraço, peitoral, subescapular e braços (bíceps e tríceps).

Nesta Avaliação Antropométrica ainda é observada a medida das circunferências da panturrilhas, coxas, quadril, abdômen, cintura, tórax, pescoço, braços, antebraços e punhos.

Quando todos esses dados coletados são cruzados é possível premeditar o risco de problemas cardiovasculares, acentuação no crescimento de gordura capaz de levar à obesidade e sobrecarga em diferentes partes do corpo.

Para cada pessoa a análise é feita de uma forma, já que suas características e objetivos são únicos e devem ser observados individualmente. É comum que também se utilize outras técnicas em casos de atletas de alta performance.

Veja uma avaliação antropométrica na prática:


O que faço com o resultado de minha avaliação?

Se você leva a sério o cuidado com seu corpo e cumpre uma rotina de exames frequentes, você terá informações nítidas sobre sua evolução sob diferentes situações e poderá entender quais hábitos promovem o seu maior pico de saúde.

A prevenção e o tratamento de doenças podem ter sua base de desenvolvimento e acompanhamento nos dados gerados a cada Avaliação Antropométrica, o que vai possibilitar ao seu médico oferecer o melhor direcionamento para você se cuidar.

No caso de pessoas que têm alguma meta traçada, como perda de peso, ganho de massa muscular ou engorda, este relatório também permite avaliar os pontos que estão funcionando e os que não são eficazes para atingir seus objetivos.


Qual a relevância desta avaliação?

Resultados do exame
O resultado da sua avaliação, tende ser representada semelhante à densitometria. Créditos da imagem: Richet.

Esta avaliação serve como uma parametrização da evolução do corpo humano e de como ele reage às diferentes interferências, seja por envelhecimento, acidentes, cirurgias, hormônios e outros elementos que modificam a nossa estrutura corpórea.

A Avaliação Antropométrica é indicada para todas as idades e se for feita ao longo da vida é um grande apoio para ter maior controle sobre o seu desenvolvimento e nutrição, possibilitando ativar o seu corpo das formas mais saudáveis.

Para as crianças, este método pode ter variações nas técnicas de medida, mas o objetivo de entender o estado nutricional é o mesmo. Nesta idade o exame também serve para aprimorar o conhecimento dos médicos sobre o crescimento da criança e quais intervenções devem ser feitas em sua rotina para apoiar o desenvolvimento.

Nos adolescentes esta avaliação é extremamente relevante para analisar as modificações do corpo com a puberdade e poder alinhar as necessidades nutricionais com as transformações físicas, além de sugerir exercícios propícios.

Nos adultos esta avaliação é importante para entender de forma global o que se passa com o corpo da pessoa, trazendo números para estar no controle da própria saúde e poder fazer dietas, exercícios e uso de suplementos de forma segura.

Nos idosos a Avaliação Antropométrica é realizada da mesma forma que nos adultos, mas pode ter variações em casos específicos, como por exemplo no tratamento de doenças ou para orientar a rotina de atividades físicas.

Neste grupo de pessoas, a intenção de fazer avaliação contínua é proporcionar qualidade de vida e driblar alguns sintomas ruins da velhice, como a grande perda de massa muscular, redução de líquidos e alterações no metabolismo em geral.

Leia também: Liberação Miofascial: A Massagem para Aliviar Dores Musculares e Lesões.

Foco na saúde antes de qualquer atividade

Se você está iniciando uma dieta ou vai começar a praticar exercícios físicos regularmente, é ideal que você escolha locais responsáveis e que tenham profissionais qualificados para te orientar e acompanhar seus resultados.

Se o local que você está cogitando se associar não nenhum documento, é melhor procurar outro lugar, que trabalhe com profissionais mais responsáveis e realmente preocupados com nutrição, bem estar, desenvolvimento físico e saúde em geral.

Recomendamos ler: Musculação para Gestantes é uma boa ideia?


Não deixe de realizar sua Avaliação Antropométrica pelo menos uma vez ao ano e aproveite o melhor de sua saúde. Também, não se esqueça, seu comentário é muito importante para nós, deixe sua opinião!

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta