O BCAA tornou-se um suplemento famoso, graças a sua fácil difusão no mercado, por seus benefícios a saúde e desenvolvimento muscular (hipertrofia). Embora, como muitos alegam sobre sua fácil administração em dosagens, os mesmos não sabem os valores corretos dela, o que por sua vez gera muita confusão na internet.

O que é BCAA?

Cadeia ramificada dos BCAA
Cadeia ramificada dos BCAA

Bcaa são aminoácidos de cadeia ramificada ou em inglês ”Branch Chain Amino Acids”, em sua composição são encontrados os seguintes aminoácidos: L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina. Os aminoácidos (essenciais) contidos na fórmula, não são produzidos por nosso corpo, porém podemos encontra-los em alimentos ou via de regra na suplementação.

Como ele funciona?

Bcaa em pó
Bcaa em pó

O BCAA funciona diretamente na recuperação entre treinos (lesões musculares geradas pelo treinamento), na prevenção do processo catabólico muscular (perda de músculos) e no reabastecimento de nutrientes ao corpo  -especialmente durante treinos, onde o corpo requer uma gama maior de nutrientes, que no caso sem a utilização deste suplemento, estes nutrientes seriam abastecidos pelo tecido muscular, ou seja, catabolismo. –

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Onde você pode encontrar BCAA?

Os aminoácidos podem ser encontrados em suplementos como whey protein, bcaa, proteínas em pó enriquecidas com aminoácidos e também nestes alimentos abaixo:

AlimentoLeucinaIsoleucinaValina
Grupo: vegetais
Soja2,84g1,78g1,76g
Feijão Branco2,26g1,49g1,63g
Lentilha2,11g1,19g1,39g
Grão de bico1,46g1,14g0,98g
Grupo: carnes
Atum2,17g1,21g1,42g
Frango1,87g1,32g1,24g
Carne bovina1,95g1,25g1,32g
Salmão1,77g1,16g1,39g
Gema de ovo1,63g1,09g1,24g
Outros alimentos
Amêndoas1,46g0,88g1,14g
Aveia1,02g0,56g0,79g
Arroz0,66g0,34g0,49g

Fonte: Natue

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como tomar?

O método de ingestão é tão simples quanto o da creatina ou qualquer outro suplemento, que seja diluído em água ou qualquer líquido de sua preferência.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

2+

  • Pode ser utilizado tanto no pré treino quanto no pós treino, contudo é mais viavel dividir a dose entre pré e pós treino.

→ Leia também: Hipercalórico Caseiro: O que é e receitas

Dosagem a ser ingerida

O valor indicado é de 10 ou 20 gramas de bcaa. O que possivelmente se tornaria algo muito caro para o bolso de todos. Porém valores menores, podem apresentar os mesmos resultados que são divulgados nas doses corretas, embora serão muito menores os resultados.

Fontes: NCBIRBNERBCF.

Como não gastar ”rios” com bcaa

Você gastando rios de dinheiro em bcaa
Você gastando rios de dinheiro em bcaa

A suplementação de bcca em doses corretas é algo caro, todavia você pode obter as mesmas quantidades sem a utilização da suplementação e sim com a alimentação, caso queira saber como volte um pouco o texto e leia atentamente a tabela de alimentos que o contém.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também: Melhor Whey para 2019

Relembrado

Bcaa são aminoácidos de cadeia ramificada, em sua fórmula existem 3 que seu corpo não produz. Seus benefícios são excelentes sendo eles: conservação de massa muscular, ganho de massa muscular, prevenção do catabolismo. Embora, tudo apresentado seja uma maravilha sua dosagem comprovada via referencias cientificas se monstra extremamente cara. Contudo você pode suprir os aminoácidos com sua alimentação ou se preferir a sua utilização use-o em doses menores.

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta