A creatina se tornou um dos suplementos mais famosos, baratos e funcionais. Porém por trás de tanta fama existem inúmeras lendas sobre o seu uso, muitas delas serão esclarecidas nesta postagem e outras também futuramente.

Sumário:

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O que é creatina?

Creatina é um aminoácido formado a partir de outros três aminoácidos – arginina, glicina e metionina -. Nosso corpo também sintetiza este aminoácido mas não em quantias necessárias que neguem a utilização da suplementação para completa-la.

Leia nosso artigo atualizado sobre a cretina -> Creatina Monohidratada: O Aminoácido Essencial para Hipertrofia!

Como ela funciona

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Ramificação molecular da creatina

Primeiro você deve entender esta parte teórica sobre a creatina:

Inicialmente seu o corpo utiliza ATP – energia utilizada para contração muscular -. O ATP por sua vez quando é utilizado por completo (o que dura aproximadamente 10-15 segundos), deve ser gerado novamente. Quando você utiliza a creatina está contração do ATP se torna ADP, o que por sua vez, aumenta a síntese de sua produção e lhe permite maior contração muscular.

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Agora que passamos da parte teórica vou resumir brevemente como ela funciona:

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

6+

Mais creatina no sangue = Recuperação muscular mais rápida e contração.

Como tomar?

Utilize-a preferencialmente após seu treino, porque será o melhor momento de sua absorvição. Antes que perguntem, ela pode ser tomada em qualquer horário do dia.

Como dissolver: O método que a Basefitness recomenda, não será convencional. Pegue o dosador e despeje a creatina em sua boca, acrescente água e bocheche e engula a creatina. Deste modo você não perdera nenhuma grama do seu precioso suplemento.

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Recomendação: 2 a 5 gramas após sua seção de treino.

Veja o melhor horário para tomar creatina.

Benefícios 

  • Diminui a fadiga muscular;
  • Ganho de força e massa muscular (hipertrofia);
  • Maior volume muscular (retenção intracelular e aumento da pressão osmótica celular).

Mitos

Mito #1: Super dosar a creatina trara melhores resultados?

Não você não deve super dosar ou ciclar, é apenas um suplemento e seu uso em grandes quantidades apenas será secretado fora.

Mito #2: É um anabolizante?

Não amigo, é apenas um suplemento, caso fosse anabolizante não estaria em livre circulação no mercado de suplementos, porque é proibida a venda de anabolizantes segundo a Lei n° 9.965, de 27 de abril de 2000 – Planalto.

Mito 3#: Aumenta o nível de testosterona no corpo?

Obviamente que não, caso você não tenha lido o artigo atentamente, notará que o efeito que ela proporciona é diferente do aumento de testosterona.

Leia também: Como Tomar Corretamente a Caseína

Fontes

  1. http://www.edb.utexas.edu/ssn/SN%20PDF/Creatine-Facts%20&%20Fiction.PDF

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

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