Hoje em dia, uma das perguntas que mais se ouve nas academias não é mais: ”devo tomar creatina?”. Mas, sim, quando devo tomar creatina? E se você está na busca por saber qual o melhorar horário para tomar creatina, está no lugar certo, apenas continue conosco.

Um pouco da história da Creatina

Fisiculturista do passado que utilizam creatina

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Na década de 90, esse suplemento alimentar não era muito bem aceito pelo fisiculturistas, no entanto, com o passar dos anos e diante dos efeitos positivos do suplemento, acabou tornando-se muito importante para melhores resultados.

Isso sem mencionar que a creatina não serve apenas para a construção e recuperação muscular, ela também é benéfica para a memória, para a proteção das células e o melhor de tudo, funciona como um ”antienvelhecimento”.

Está querendo sair correndo para começar a tomar creatina hoje mesmo, não? Mas, espere, ainda temos muito pela frente. Como disse, nos anos 90 não era bem vista, hoje, a creatina não é somente indicada como, todo homem e mulher deveriam usa-lá regularmente.

Mas, como a questão aqui é quando tomar a creatina, nada melhor do que dispor neste texto três grupos de pessoas e suas preferências e razões. Veja abaixo:

Grupo 1: Antes do Treino (pré-treino)

Como disse, nas academias sempre rolam algumas conversas sobre qual o melhor horário para tomar creatina. Algumas teorias têm fundamento, e fazem muito sentido.

Como esta, por exemplo: ”As pessoas que preferem tomar creatina antes do treino, usam-na como se fosse um combustível, digamos assim”.

Mais creatina, seria mais ATP, que podemos dizer, é a moeda principal da energia das células, consequentemente, quanto mais ATP mais força terão os músculos e, mais força seria a mesma coisa que mais ativação de fibras e mais peso levantado.

Mais peso significa… Mais músculo. Compreendeu? Não faz sentido?

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Grupo 2 – Depois do Treino (pós-treino)

Os fisiculturistas que defendem que tomar creatina depois do treino, baseiam-se no seguinte raciocínio: ”ao treinarmos, nossos músculos acabam esgotando os nutrientes, não é verdade?”

Por isso, ao tomarmos creatina depois do treino, esses nutrientes perdidos voltarão para nosso corpo.

Grupo 3 – Sempre que você quiser

E temos o terceiro grupo que, na dúvida entre o grupo 1 e 2, prefere partir para tomar creatina antes e depois do treino. O que faz um certo sentido, afinal de contas, a creatina é rica em aminoácidos, que não deixa de ser uma espécie de combustível, ou seja, precisamos de combustível para começar e quando terminamos o treino.

Leitura recomendada: Guia Completo sobre Creatina Monohidratada

Evidências científicas sobre melhor horário para ingestão de creatina

E para descobrir de uma vez por todas qual melhor horário para tomar creatina, o Journal of International Society of Sports Nutrition (JISSN), realizou um estudo em dezenove fisiculturistas.

Primeiramente, eles dividiram o grupo em dois, um dos grupos começou a tomar 5g de creatina antes do treino e o outro, a mesma quantidade após o treino.

Os fisiculturistas treinaram durante um mês, cinco dias por semana e consumiram no total, cerca de 1,9g de proteína por quilo. Durante os estudos, todos ganharam aumento de força e massa muscular.

Foi observado que, aqueles que tomaram o suplemento após o treino, ganharam mais massa magra do que os homens que tomaram antes do treino. Outros fatores importantes da creatina é o fato de aumentar nossa produtividade e ainda, aumentar a testosterona.

Portanto, indica-se como melhor horário para consumo da creatina: pós-treino. Seja com shakes proteicos ou apenas com água.

Dica de nutricionistas sobre o melhor horário

Pesquisas:

  1. The effects of pre versus post workout supplementation of creatine monohydrate on body composition and strength.
  2. Creatine timing on muscle mass and strength: Appetizer or Dessert? SCOTT C. FORBES, XAVIER WALTZ, DARREN G. CANDOW.

Então, em qual horário você começará a utilizar a creatina? Conte para nós!

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Redação

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