Pode-se dizer, que em relação a todo o tempo de existência das competições femininas de fisiculturismo, a Categoria Wellness é relativamente nova. Nessa modalidade do esporte, a campeã não é graduada somente por um corpo muito definido ou pela musculatura bem desenvolvida, e sim por normativas da categoria Wellness, que ditam a beleza global como um fator determinante na pontuação.
Nesta matéria, desenvolvida pelo blog Basefitness, você conhecerá todos os pormenores – como as regras, poses e principais atletas – dessa fascinante categoria do fisiculturismo feminino. Portanto, boa leitura! 🙂
O que é a Categoria Wellness?
A categoria Wellness é uma divisão presente no fisiculturismo feminino, desenvolvida pela IFBB, Federação Internacional de Fisiculturismo & Fitness, em meados de 2005, no estado do Rio de Janeiro.
A categoria visa alcançar mulheres que desejam um corpo musculoso, com definição corporal moderada e visualmente agradável aos olhos – não só dos juízes – e, principalmente, do público. Logo, por tais características, evidencia-se o objetivo da permanência dos atributos femininos nas participantes, o que, em outras palavras, faz referência na ausência de traços extremamente musculosos que ”depreciariam” os padrões sociais quanto à feminilidade.
Diante disso, os juízes de fisiculturismo, centram os olhares em competidoras com elevada massa muscular no membros inferiores, fato que gera uma leve desproporção entre as pernas e o tronco, uma métrica da categoria. Quesitos como uma cintura fina e a manutenção da feminilidade são igualmente avaliados, visto que, segundo alguns especialistas do esporte, essa é a modalidade mais atrativa ao público em geral – os não amantes do fisiculturismo.
Por isso, a categoria Wellness se encaixa entre duas categorias do fisiculturismo feminino, em relação à quantia de massa muscular: Bikini Fitness e Women’s Physique.
De maneira esquemática fica assim:
- Categoria Bikini Fitness: Pouca massa muscular;
- Categoria Wellness: Moderada massa muscular; e
- Categoria Women’s Physique: Bastante massa muscular.
Federações e Categorias para Competição
Em 2021, há a possibilidade da competição em duas federações no Brasil, sendo possível competir: na IFBB ou na Muscle Contest International.
Geralmente, as categorias disponíveis são dispersas em 5 opções, as quais se diferenciam pela altura ou pela idade.
Altura |
---|
≤ 158 cm de altura |
159 cm até 163 cm |
164 cm até 168 |
> 168 cm |
Obs.: ≤ significa menor ou igual; e > maior que.
Saiba que, as nomenclaturas nas as modalidades – sênior e master – são cabíveis de alterações mediante a organização desportiva. Por isso, antes de realizar a sua inscrição na competição, leia sempre atentamente o edital do show.
Critérios de Avaliação
De forma similar a outras categorias do esporte, como a Men’s Physque, há critérios que não remetem exclusivamente a avaliação do shape, e sim visam satisfazer: a simetria corporal, a proporção entre os membros, a aparência geral da participante e, sobretudo, o pacote completo – já que a verdadeira campeã se sagra pelo conjunto total.
Agora, conheça os principais critérios avaliados pelos juízes mais graduados do fisiculturismo:
Massa muscular mais acentuada nos membros inferiores
Um dos requerimentos principais da categoria: é possuir mais massa muscular nas coxas e panturrilhas, ao se comparar com a parte superior do corpo.
Logo, evidencia-se a necessidade de uma assimetria entre os membros superiores e os inferiores, a qual se prioriza especialmente a cadeia posterior das pernas, como os posteriores e os glúteos.
Portanto, esse grupamento muscular deve ser rígido, grande e definido. Vale ressaltar que: a celulite e a flacidez pontuam negativamente para a avaliação das participantes na competição.
Gordura corporal
Os níveis de gordura corporal para as participantes devem ser baixos, porém nada de definição corporal excessiva, porque extrema definição fere critérios básicos da categoria Wellness, que visam a manutenção da identidade feminina.
Beleza
Nesse critério, as características relativas ao fenótipo feminino são extremamente julgadas.
Os jurados irão avaliar exatamente:
- A qualidade da pele da candidata – rosto e aspecto geral do corpo
- O cabelo e o penteado.
- O sorriso, que deverá ser claro e visualmente agradável ao sorrir.
- A tonalidade da tintura, que deve apresentar uma alusão ao bronzeado.
Alguns acessórios são permitidos para elevar a beleza das candidatas, sendo eles: sandálias e brincos.
Regras
Vestimenta
- Biquíni deve ser composto de duas peças.
- São liberadas quaisquer cores e bordados para a composição do biquíni.
- O tamanho do biquíni deve cobrir, no mínimo, ¹/3 do glúteo.
- Cordas na composição dos biquínis são totalmente vetadas.
- Acessórios como joias podem ser utilizados, mas nada de extravagância. Recomenda-se: uso de joias elegantes.
- Saltos altos: a altura frontal de 10 mm; e altura posterior de 120 mm. Obs.: Saltos no estilo plataforma são proibidos.
Componentes da beleza da participante
- É obrigatório o cabelo estilizado.
- Bronzeamento natural que transpareça ”saúde”; ou uso de coloração para competição; pastas de bronzeamentos removíveis são proibidas, segundo a IFBB.
- Uso de Glitter é proibido.
Leia também: As Principais Categorias do Fisiculturismo
Poses da categoria
As poses das meninas são respectivas ao quarto de voltas, que dividido da seguinte maneira:
- Para a direita: Avaliação do perfil esquerdo.
- Poses de costas.
- Para a direita: Avaliação do perfil direito.
- Pose de frente.
Quarto de Voltas em Vídeo
Abaixo você encontra igualmente dicas de Vivi Winkler, atleta, sobre como posar corretamente:
As Principais Atletas Brasileiras
Aline Barreto
Aline Barreto é a Wellness mais famosa do Brasil. Em suas redes sociais soma quase 2 milhões de seguidores, um marco singular ao esporte, que difundiu para muitas brasileiras o desejo de competir profissionalmente.
A atleta foi campeã por 10 vezes em território nacional pela IFBB, e 2 vezes internacionalmente no Arnold Classic.
Atualmente, a multicampeã está fora dos palcos, mas mantém a rotina regrada de atleta.
Angela Borges
Angela Borges, sem dúvidas, representa excepcionalmente nosso país ao redor do globo. A atleta soma, por volta de, 70 vitórias nas ligas de fisiculturismo internacionais e nacionais, com destaque para a terceira vitória no campeonato mundial.
Ao todo, as vitórias de Angela são:
- 3 vezes campeã de mundiais
- 7 vezes campeã no Arnold Classic
- 60 vitórias em competições de Wellness
Veja fotos de Angela Borges
Aline Machado
Aline Machado, segundo os comentaristas do esporte, representa a nova geração de campeãs brasileiras. Ela, em 2017, sagrou-se campeã no Mr. Olympia – principal liga do fisiculturismo.
No momento, Aline segue a regrada rotina de atleta profissional, em virtude de propagar gradualmente a sua imagem nos palcos.
Pensa em competir? Esse vídeo é para você!
Necessariamente uma linha corpórea fitness, na qual há maior proporção de massa muscular nas pernas, em detrimento ao tronco. Além disso, percentuais de gordura que evidenciem as separações musculares.
Não há um consenso. Contudo, o salário na Wellness é convertido entre premiações e patrocínios.
Primeiramente a atleta deverá ser campeã da sua categoria. Em seguida, na mesma competição, haverá uma disputa entre todas as categorias femininas, aonde a melhor competidora ganhará o pro card – título de profissional.
E, então, já conhecia a categoria Wellness de fisiculturismo? Faltou alguma atleta referência no esporte? Não deixe de comentar, assim como compartilhar a matéria! 🙂
Matéria atualizada em 30 de maio de 2021 por Basefitness
Bom dia. Meu nome é Keila, sou bacharelanda do curso de Educação Física da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e atualmente estou no 7º período e na correria do TCC, rs… que terá formato de Artigo Científico. Tenho 41 anos e estou na minha segunda graduação. Meu tema é focado na preparação das atletas, nas poses e, se possível, eu queria integrar a importância da dança nessa preparação, pois acredito que as duas coisas estão intimamente ligadas… talvez pela questão da desenvoltura mais natural que a dança pode proporcionar às atletas, não tenho certeza ainda, mas creio que seja nesse rumo!
Estava pesquisando sobre meu tema na internet e encontrei seu conteúdo.
Gostei bastante do que vi até agora, vou continuar lendo, mas de antemão já parabenizo toda a equipe envolvida.
Eu percebi, e minha orientadora comentou também, que não seria uma aventura fácil, pois não tem muito material disponível para pesquisa.
Vou continuar visitando os blogs para compor meu trabalho e ficaria muito feliz/agradecida se pudessem me indicar outros materiais, livros (não encontrei nenhum), sites, blogs… entre outros, para que eu possa me embasar mais na parte escrita.
No mais, agradeço a atenção e aguardo ansiosa por uma resposta positiva.
Muito obrigada.