Quando planeja-se emagrecer, uma da primeiras coisas que vem a mente é: praticar exercícios aeróbicos regularmente. Contudo, eles podem ajudar nesse processo, porém existem outros fatores como uma dieta adequada e exercícios anaeróbicos que são úteis para tal objetivo.

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Musculação ajuda na queima de caloriasHomem executando levantamento terra

Pesquisas provaram que após um treino de musculação, o metabolismo basal é acelerado por cerca de 38 horas. A aceleração metabólica são cerca de 10 calorias por hora. Inicialmente, o valor pode ser insignificantemente para muitos, porém realizando a somatória das atividades que você está realizando no momento (navegando na internet), temos cerca de 90 calorias gastas por hora.

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Além disso, conforme maior for a quantidade de massa muscular no corpo, mais calorias são necessárias para sua manutenção. A título de exemplo, 0,5 quilogramas de músculo, necessitam de 50-80 calorias a mais do seu gasto calórico diário – mesmo sem realizar atividades físicas no dia, ou seja, estando em repouso.

Então, acrescentado no seu dia-a-dia treinos de musculação, eles podem ser eficazes para sua perda de peso. O ideal, se estiver começando a malhar é ir 3 a 4 vezes na semana, sempre visando treinos que repitam duas vezes os grupamentos musculares. Pois, com maior estímulos é aumentada a síntese proteica, logo maior facilidade para hipertrofia muscular.

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Por que fazer exercícios aeróbicos?

Supondo, que a dieta que você segue para emagrecer sejam de 2000 calorias. Fazendo na segunda-feira uma caminhada de 15-20 minutos, gastaram-se 300 calorias (valor hipotético), esse valor é decrescido da alimentação. Exemplificando: se o valor  2000, fosse, exatamente seu gasto calórico, seria necessário um ajuste de 300 calorias, logo o valor seria 2300 calorias. Não adicionando as calorias é aumentando o déficit calórico – o que é uma boa estratégia para não reduzir drasticamente as calorias.

Além do mais, dependendo da intensidade do exercício aeróbico, obtêm-se o mesmo benefício da musculação – queima de calorias continua, mesmo sem estar praticando-a. O famoso treino H.I.I.T e Guerrilha cardio, conseguem manter seu corpo queimando gordura até 48 horas após ele. Em regra geral, conforme maior a intensidade do exercício por mas tempo acontecerá tal fenômeno.

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Devo fazer aerobicos? Se sim, quais e em que momento do dia?

Mesmo, se você pratica musculação você deve praticar exercícios cardiovasculares, pois auxiliam na saúde do seu precioso coração e pulmões.

Como citado anteriormente, o ideal é procurarmos a hipertrofia muscular. O treino H.I.I.T, destaca-se nesse quesito, já que alguns de seus benefícios são ligamos ao anabolismo, como: aumento da resistência aeróbica e anaeróbica, controle dos níveis de HDL e LDL (perfil lipídio) e auxílio na manutenção e ganho de massa magra.


A lista abaixo é relacionada ao nível de intensidade de cada exercício cardiovascular:

a) Intensidade baixa:

Caminhadas e aeróbicos em jejum.

b) Intensidade média:

Spinning, ciclismo e natação.

Nota: Aplicando mais intensidade, ou seja, realizando, por exemplo, spinning com uma maior frequência o grau de intensidade é aumentada, por fim torna-se um exercício de alta intensidade.

c) Alta intensidade:

Tabata, H.I.I.T e guerrilha cardio.


Não existe horário perfeito para a prática de qualquer exercício. O melhor mesmo, é experimentar em diferentes horários, por exemplo, teste amanhã um aeróbico em jejum logo cedinho, se não for um problema acordar uma hora mais cedo, ou uma caminhada pós-treino de musculação por 30-40 minutos para queimar todo glicogênio. Enfim, o importante mesmo é executa-los.


Concluindo

É possível unicamente perder gordura utilizando umas das duas metodologias: exercícios anaeróbicos (musculação) ou aeróbicos. Todavia, a combinação de ambos tornam-se mais eficazes para esse propósito. A frequência ideal para os exercícios aeróbicos são de 2-3 na semana (2 caso optar por alta intensidade), musculação 3-4 dias são suficientes, você encontra aqui, um treino de 4 dias, com ênfase nos glúteos, mas trabalha igualmente todos os músculos 2 vezes na semana, e um guia detalhado para elaboração da sua dieta para emagrecer, acessando esse link.


Fontes:

  1. http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2015/12/exercicio-aerobico-ou-musculacao-qual-e-o-melhor-para-emagrecer.html
  2. https://www.bodybuilding.com/fun/fat_loss_training_wars.htm

 

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Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Este post tem um comentário

  1. Muito bom suas dicas esta me ajudando muito! Deus abençoe.

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