Quantos Gramas de Proteínas Comer Por Dia? Saúde e Hipertrofia

2
149

Uma das dúvidas mais frequentes ao elaborar a dieta é ”quantos gramas de proteínas comer ao dia”? Está dúvida se propaga, porque a quantia errada pode prejudicar os resultados, seja de ganho de massa muscular (hipertrofia), seja de definição corporal (perca de gordura) ou de emagrecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem inúmeras fórmulas para achar este valor, o que pode causar certa dúvida, pois, uma fórmula orienta você a utilizar ”x” gramas de proteínas e outra ”y” para cada quilo corporal.

”Veja nesse artigo as pesquisas científicas que comprovam os valores corretos de quantos gramas de proteína ingerir para pessoas normais e praticantes de musculação”.


Quantidade indicada para pessoas que não visam hipertrofia muscular

Salmão cru
Peixes são uma excelente fonte de proteínas e gorduras. A cada 100 gramas de salmão temos: 20 gramas de proteínas, 13 gramas de gorduras e 0 gramas de carboidratos.

Uma pessoa comum que apenas tem como objetivo, apenas manter sua saúde com a alimentação. Deve ingerir cerca de 0.8 gramas de proteína por quilo.

”A razão disso é que esses indivíduos não necessitam de um balanço proteico alto para manter, apenas, as funções vitais: construções de novos tecidos no corpo, transporte de oxigênio, regulação dos hormônios etc.”

Para você efetuar o cálculo é algo bem simples, veja o exemplo abaixo:

”Seu peso (em quilogramas) x 0,8 = quantidade de proteínas a serem ingeridas ao dia”.


Quantos gramas para praticantes de musculação?

carne-bovina-mal-passada

Praticantes de musculação ou  de outros esportes que visam hipertrofia, ganho de força e performance, possuem necessidades serão maiores que 0,8 gramas de proteínas por quilo corporal.

Esse aumento é explicado, porque: deve-se ficar em um balanço proteico positivo (nitrogênio positivo) para que ocorra hipertrofia muscular, anabolismo e melhor recuperação dos mesmos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”’Ressaltando que grande parte dos músculos são formados por cadeias de aminoácidos, as quais resultam na formação de proteínas”.

Quantia recomendada segundo o estudo ”Dietary protein for athletes: from requirements to optimum adaptation” são de 1,8 gramas a 2.2 gramas por quilograma. Obviamente você notou que existe cerca distância entre os valores, 0,4 gramas.

”Logo para relembrar as queridas aulas de matemática vamos utilizar a mediana”.

Utilizando o suporte matemático o valor adequado é 1,95 gramas, arredondamos para duas gramas e ponto final.

”Devemos levar em conta: quantias exageradas de proteína não servirão para construir músculos ou mante-los, mas sim para virar glicogênio no sangue. Em outras palavras, você está gastando mais dinheiro do que deveria e facilitando o acumulo de gordura”.

Papeis importantes da proteína para quem treina

  • Ganho de massa muscular (Anabolismo muscular).
  • Manutenção dos tecidos musculares.
  • Papel antioxidante.
  • Formação de enzimas, hormônios e anticorpos.

Tabela de alimentos e suas respectivas quantidades de proteína

Tabela da quantia de proteínas por alimentos


Proteínas em excesso faz mal?

Fontes:

  1. The Recommended Dietary Allowance of Protein. A Misunderstood Concept. Robert R. Wolfe, PhD; Sharon L. Miller, PhD
  2. Funções das Proteínas: As principais funções das proteínas no organismo dos seres humanos, corpo humano, Biologia, saúde
  3. Protein Intake – How Much Protein Should You Eat Per Day?

Então, conseguiste definir o valor da sua ingestão proteica diária? Dúvidas? Estamos aqui para responde-las.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui