Treinar os braços é um dos maiores prazeres desta vida, especialmente quando usa-se a intensidade e a execução correta dos exercícios. A Rosca Direta performada corretamente ajudará em dois aspectos dentro do treinamento com pesos: força e hipertrofia. Assim, ambos benefícios farão seus braços, especialmente os bíceps e antebraços, ficarem grandes e definidos.
Publicidade
Mecânica | Isolador |
Equipamentos necessários | Barra Reta |
Dificuldade | Fácil |
Passo a Passo da Execução da Rosca Direta
Tempo necessário: 5 minutos
O movimento correto da Rosca Direta deve ser feito sem trancos (com a coluna) ou exagero de peso na barra, para que se reduzam as chances de eventuais lesões
- Postura global do aluno
Fique de pé, com as costas totalmente eretas, com peito estufado e ombros retraídos.
- A escolha da barra, pegada e largura da pegada
Selecione uma barra reta para roscas, posicione as mãos na mesma largura dos ombros, a pegada deve ser supinada, ou seja, com a palma da mão voltada para frente.
- Movimento inicial
Realize a flexão dos cotovelos até a contração absoluta dos bíceps, a qual é geralmente próxima do peitoral inferior.
- Fase Concêntrica
Nessa mesma posição, de flexão máxima dos bíceps, deve-se contrai-los por 2 segundos.
- Movimento final (Fase Excêntrica)
Agora, controle a descida da barra até a posição inicial.
Quais Músculos Foram Recrutados no Movimento?
Como a Rosca Direta é um exercício isolador utilizado tanto para hipertrofia, quanto para força, são fortemente solicitados os seguintes músculos:
Publicidade
- Bíceps; e
- Antebraços.
Por um prisma científico, consoante uma pesquisa realizada em 1999, segundos orientações de Michelangelo Buonocore, verifica-se (em termos percentuais)[1]:
Bracorradial | 80% de ativação muscular |
Cabeça Curta do Bíceps | 90% de ativação muscular |
Principais Erros Na Performance Do Exercício
É notório, em academias a visualização dos mais variados erros de execução na rosca direta, seja o excesso de peso na barra, seja o arqueamento das costas. Além desses dois erros, confira outros para você nunca mais errar o movimento do exercício de bíceps.
”Roubar” o movimento com os ombros ou a Lombar
Este erro não é cometido apenas por alunos anônimos, todavia por grandes nomes do fisiculturismo mundial, como o Arnold Schwarzenegger. Esse equívoco ocorre na porção concêntrica do movimento, no momento próximo a contração total dos bíceps.
Publicidade
Observe lateralmente, com auxílio do espelho de apoio, se você não está completando o movimento com os deltoides frontais, ou seja, quase transformando a rosca direta em uma elevação frontal, por exemplo.
Além disso, também observe com ajuda do espelho de apoio, o posicionamento da sua lombar, a troco de evitar o ”tranco” dela. Nessa adaptação biomecânica se utiliza a lombar como impulso para o movimento inicial da barra.
Recapitulando
Publicidade
- Evite a elevação dos cotovelos, para que esses não ajudem na elevação da barra.
- Mantenha atenção no início do movimento, a troco da vigilância da supercompensação do movimento com a lombar.
Contração dos Antebraços
Um erro não muito comum, mas letal à saúde articular dos pulsos é transformar a fase concêntrica da rosca direta em uma contração dos antebraços, similarmente à rosca punho.
O movimento ocorre com a tentativa da flexão do antebraço, o que, por sua vez, poderá levar a desconforto no punho, uma vez que essa estrutura óssea não possuí força equivalente aos bíceps.
Publicidade
Para tanto, mantenha os pulsos firmes e neutros o movimento todo.
Principais Benefícios
São três benefícios sempre evidenciados em atletas:
A) Prevenção de Lesões
Primeiramente, os bíceps são responsáveis pela flexão do cotovelo e pela força nas pegadas, especialmente, em puxadas para as Dorsais. Desse modo, bíceps fracos ou pouco desenvolvidos podem limitar a performance tanto no treino de costas, quanto no de peitoral.
B) Força na Pegada
A rosca direta bem feita e com intensidade adequada, possibilita o aumento da força na pegada. O que resultará no aumento dos pesos em exercícios como: levantamento terra, barra fixa, remada curvada etc.
C) Auxílio no Ganho de Massa Muscular
Segundo a classificação de exercício acessório, comumente utilizado na literatura do universo do Powerlifting, a rosca direta aumentará a força global nos movimentos das musculaturas superiores do corpo. Isso, pois, na maioria dos movimentos os bíceps ou antebraços constam com significativa participação, seja como músculo secundário, seja como terciário.
Leia Também:
Quantia de Séries e Repetições
Didaticamente existem duas possibilidades da varição das séries e repetições, isto é, conforme os dois objetivos dos atletas: hipertrofia muscular e força.
Hipertrofia
No que remete à hipertrofia, se tem como objetivo o rompimento das fibras musculares de contração lenta, as quais são rompidas acima de 8 repetições. Assim recomendam-se:
- 4-6 séries semanais entre 8 a 15 repetições.
Força
Com objetivo de aprimorar a força nos exercícios compostos, por exemplo, barra fixa, remada curvada ou supino reto, será necessária outra estratégia. Ela deverá objetivar o rompimento das fibras musculares de contração rápida, as quais são rompidas abaixo de 8 repetições. Logo, sugere-se:
- 3-5 séries semanais entre 3 a 7 repetições.
Truques para aumentar a intensidade do movimento
Com intuito do acréscimo de intensidade na rosca direta, serão utilizadas técnicas metabólicas, as quais são direcionadas ao objetivo da hipertrofia muscular. Usualmente utilizadas por fisiculturistas estas séries de alta intensidade garantirão mais resultados no desenvolvimento dos bíceps e antebraços.
Rosca Concêntrica
A técnica consiste na contração absoluta dos bíceps, na porção de flexão máxima dos bíceps, por 5 segundos a cada repetição.
Sugere-se uma redução de 30% da carga usual da rosca direta, para que satisfaça 4 séries de 15 repetições.
Drop Sets
Talvez, a técnica mais comum no universo da musculação. Sua realização é simples e eficaz. Por exemplo, caso você faça o exercício com um total de 10kg de anilhas, monte a barra do seguinte modo:
- 2 anilhas de 2kg em cada lado e 1 anilha de 1kg de cada lado.
Posteriormente a configuração da barra reta, faça normalmente suas repetições. Cansou? Retire 1 par de anilhas de dois quilogramas. Depois retire mais um par de dois quilogramas. E, finalmente, faça uma última série com 2 kg no total.
É sugerida 3 séries de 12 repetições.
Séries Pirâmides
Não comum nos ginásios de musculação, mas totalmente eficaz. Sua premissa é iniciar com baixas repetições e terminar o exercício em altas repetições. Siga o esboço abaixo, com intuito de usar essa técnica de intensidade nos seus treinos.
- 1ª série: 5 repetições
- 2ª série: 7 repetições
- 3ª série: 10 repetições
- 4ª série: 20 repetições
Variações da Rosca Direta
Inegavelmente existem dezenas de possibilidades dos tipos da rosca direta, no entanto um erro comum aos profissionais é sugerir exercícios com biomecânica abstrata ao exercício, a exemplo alteração na angulação ou variação da pegada. Será enumerada as três principais variações do movimento, quando cansar do modo padrão, com barra reta, troque por alguma delas.
Rosca Direta com Halteres
Problemas na assimetria muscular, isto é, um bíceps mais forte ou maior que o outro? Então, comece no seu próximo treino de bíceps o movimento com halteres.
Confira como executar:
Rosca Direta no Cabo
Com uso dos cabos, no crossover, garante-se a tensão completa no movimento, uma vez que o equipamento não limita-se às implicações da gravidade.
- Selecione uma barra reta.
- Posicione as mãos segundo a largura dos ombros.
- Eleve os braços realizando a flexão dos cotovelos.
- Retorne à extensão completa dos antebraços.
- Repita o movimento.
Rosca Alternada
Similar à variação com halteres em execução contínua, isto é, com os dois braços ao mesmo tempo, a rosca alternada terá os mesmos benefícios ao bíceps. Nessa variante pode-se utilizar uma rotação dos antebraços, o que, por sua vez, resultará na maior ativação do bracorradial.
Fontes
- Two methods for the measurement of voluntary contraction torque in the biceps brachii muscle.Farina D., Merletti R., Rainoldi A., Buonocore M., Casale R.(1999) Medical Engineering and Physics, 21 (8) , pp. 533-540.
- Barbell Curl Exercise Guide: The barbell curl is a bicep training staple and for good reason!
Entendeu como executar a rosca direta corretamente? Então, compartilhe. Caso tenha ficado com dúvidas, tire-as no campo mais abaixo.
Matéria atualizada em 6 de agosto de 2020 por Basefitness
A rosca direta sempre é presente no meu treino. Ótima matéria.