Por compreensão unânime da Oxandrolona ou da Anavar como um anabolizante de risco leve, muitos decidem usá-la nos primeiros ciclos – contato com os anabolizantes -, pois os efeitos colaterais são menores, em comparação as demais drogas.
”A fim de ilustrar o uso correto da droga, com referências científicas, elaborou-se essa matéria que cobrirá a respeito do ciclo de Oxandrolona”.
O que é a Oxandrolona?
A Oxandrolona, também conhecida pelo seu nome comercial Anavar, é um fármaco utilizado para a recuperação de pacientes com problemas físicos importantes. Seu uso, no contexto terapêutico, mostrou enorme melhora na condição física, favorecendo o ganho de peso e aumento da massa muscular.
Além disso, pessoas com osteoporose apresentam redução significativa na dor em articulações após fazer o ciclo de Oxandrolona.
”Por conta de seu efeito favorável à condição muscular, atletas fisiculturistas passaram a utilizar a Oxandrolona como anabolizante esteroide. De fato, tal fármaco mostrou-se estimulante de testosterona, fato que justifica seu notável efeito anabólico”.
Como as demais substâncias entre os anabolizantes esteroides, a Oxandrolona pode apresentar certos efeitos colaterais. Por isso, a ministração da droga deve ser controlada por um profissional credenciado para garantir sua eficácia.
Por conta disso, apresentamos a seguir algumas instruções – de caráter ilustrativo, consoante relatos de fisiculturistas e de livros clínicos -, para você poder fazer bom uso do ciclo de Oxandrolona, sem expor seu organismo a efeitos colaterais nocivos.
Efeitos colaterais do consumo de Oxandrolona
Os efeitos colaterais causados pelo uso acentuado da oxandrolona se devem tanto ao aumento na concentração de testosterona, quanto às alterações metabólicas e endócrinas, que o aumento da testosterona sinaliza ao organismo [1].
Entre os efeitos colaterais, que podem ser observados, os mais comuns são os seguintes:
- Intoxicação hepática, aumentando risco de doenças.
- Aumento do colesterol LDL e diminuição do colesterol HDL.
- Risco aumentado para doenças cardiovasculares.
- Retenção de líquidos.
- Hipertrofia cardíaca.
- Insônia.
- Crescimento ósseo atípico quando consumido na adolescência.
- Ginecomastia (aquisição de características femininas em homens, especialmente inchaço das glândulas mamárias).
- Nas mulheres, pode causar crescimento indesejado de pelos, tornar a voz mais grossa e alterar a anatomia do clitóris.
- Aumento da oleosidade e acne.
Leia nossa análise profunda dos efeitos colaterais da oxandrolona, clicando aqui.
Quais são os benefícios?
Por se tratar de um fármaco desenvolvido para finalidades terapêuticas, o ciclo oxandrolona causa alterações benéficas no organismo de adultos. Os principais benefícios associados a seu consumo são os seguintes:
- Equilíbrio de testosterona em homens que apresentem declínio em decorrência da andropausa.
- Melhora na síntese proteica.
- Favorece o aumento da resistência e do volume da massa muscular.
- Ajuda no processo de queima de gordura, acelerando o metabolismo [2].
- Permite que a recuperação muscular seja mais rápida, evitando dores e lesões em atletas de alta performance.
- Regula o nível de alguns neurotransmissores, reduzindo a sensação de fadiga ou de cansaço após o treino.
Cabe salientar, que para que os benefícios mencionados, possam ser alcançados, o uso precisa ser moderado e acompanhado por Médico ou por especialista. Igualmente, a pessoa precisa ter realizado uma avaliação completa, para certificar-se de não possuir nenhum potencial fator de risco, que a exponha aos possíveis efeitos colaterais mencionados.
Pessoas com certas características apresentam risco maior de ter complicações associadas ao ciclo de oxandrolona, mesmo que consumam a substância em doses moderadas ou por pouco tempo. Nesse sentido, devem evitar consumir oxandrolona pessoas que apresentarem uma ou mais das características a seguir:
- Hipertensão arterial.
- Problemas renais.
- Desordens hepáticas.
- Pessoas que tenham diagnóstico de câncer, mesmo que já tenha sido tratado e se mostre controlado no presente.
- Doenças cardiovasculares, em geral.
- Idade inferior a 21 anos, por conta da estruturação óssea que pode ocorrer de forma atípica caso o consumo se dê na adolescência.
”Caso a pessoa não apresente nenhuma das características mencionadas, deverá fazer uma avaliação prévia para certificar-se da dose e da forma mais recomendada para consumir a substância”.
Como fazer o Ciclo de Oxandrolona
Como a grande maioria dos anabolizantes esteroides, a Oxandrolona normalmente é consumida em ciclos. No entanto, existem cuidados importantes a se tomar.
Para que não haja intoxicação hepática de grau elevado, não é recomendado usar a Oxandrolona associado de outro anabolizante esteroide consumido pela via oral.
”Do mesmo modo, o uso de álcool ou outras drogas recreativas é totalmente inviável”.
O ciclo de Oxandrolona não deve ultrapassar 10 semanas de uso, pois o risco para efeitos os colaterais altamente nocivos se torna ligeiramente aumentado, caso o período seja prolongado.
Da mesma forma, homens e mulheres devem respeitar sua dosagem diária, que consistem da seguinte maneira:
Ciclo Homem para Hipertrofia ou Definição
Dosagem | 30-50 mg/dia |
Duração | 8-10 Semanas |
Ciclo Feminino
Dosagem | 10-30 mg/dia |
Duração | 8-10 Semanas |
Após 10 semanas de uso da substância, o indivíduo deve limitar-se a suplementos não esteroides. Além disso, medidas que reduzam os níveis de inflamação e toxinas no organismo são importantes.
Terapia Pós Ciclo (TPC)
Além de aumentar o risco para os efeitos colaterais mencionados anteriormente, o uso excessivo de Oxandrolona também pode desencadear: sintomas psiquiátricos, irritabilidade, impulsividade, episódios maníacos (euforia típica de pessoas com Transtorno Bipolar) e até mesmo delírios e alucinações são os exemplos mais comuns.
Para evitar os efeitos colaterais devido o ciclo de oxandrolona, é recomendado durante algumas semanas: dedicar tempo e dinheiro à Terapia Pós Ciclo, ou TPC.
Além disso, com passar do tempo e ausência do esteroide no corpo, naturalmente, os seus ganhos poderão sumir, caso não faça a tpc; e também, mas, não menos importante, a terapia auxiliará o corpo e o organismo a retomar as atividades da maneira mais saudável, logo não o prejudicando.
”As substâncias com maior recorrência de uso são: tamoxifeno, clomifeno e HCG”.
Vantagens da Oxan em relação a outros anabolizantes esteroides
Todo anabolizante esteroide deve ser ingerido com precaução e em doses moderadas. No entanto, a Oxandrolona apresenta algumas vantagens quando comparada a outras substâncias de sua classe.
Veja a seguir algumas vantagens da Oxandrolona em relação à outras drogas anabolizantes:
- Por ser consumida através de via oral, ajustar a dosagem costuma ser bem fácil.
- Causa menos retenção de líquidos do que outros anabolizantes esteroides.
- Aumento significativo na força e na resistência logo após o consumo.
- Aumento da motivação e disposição para os treinos.
- Risco reduzido de aromatização (fenômeno que ocorre quando a testosterona se transforma em estrógeno).
Nossos especialistas recomendam: Aprenda Tudo Sobre o Sustanon.
Antes e depois
Conclusão
O uso de anabolizantes esteroides é comum entre atletas fisiculturistas e outras modalidades que valorizam desempenho físico de alta performance.
E seu uso possui uma justificativa bastante lógica: os anabolizantes esteroides causam inúmeros benefícios no que se refere ao reparo muscular, favorecendo o aumento da força e da resistência, bem como a hipertrofia e a queima de gordura.
No entanto, o uso de tais substâncias requer cuidado. A Oxandrolona é um dos anabolizantes menos nocivos quando consumido de forma correta por pessoas sem nenhum dos índices clínicos, que inviabilizam o uso.
Ainda assim, a dose e o intervalo entre um ciclo e outro devem ser seguidos rigorosamente, pois do contrário podem haver inúmeros efeitos colaterais indesejados.
”É sempre recomendado buscar orientação médica antes de iniciar o uso de qualquer anabolizante esteroide, e o mesmo deve ser feito durante o uso ou logo após o término”.
Fontes
- Ergogenic Aids: A Review of Basic Science, Performance, Side Effects, and Status in Sports. John M. Tokish, MD, USAF, MC, Mininder S. Kocher, MD, MPH, Richard J. Hawkins, MD, FRCS.
- Oral anabolic steroid treatment, but not parenteral androgen treatment, decreases abdominal fat in obese, older men. Lovejoy JC, Bray GA, Greeson CS, Klemperer M, Morris J, Partington C, Tulley R.
Conte para nós: você irá fazer o ciclo de oxan ou ainda não? Responda-nos nos comentários! 🙂
Matéria atualizada em 23 de julho de 2021 por Basefitness
Pretendo, porém qual a TPC ideal para uma dose de 45mg dia (15 mg, 3x 8/8horas)?