A Oxandrolona, como todo anabolizante esteroide, é responsável por ampliar o processo de hipertrofia muscular, logo ganha-se mais massa muscular ao utilizá-la. Também, não menos importante, tal droga, para muito usuários de esteroides anabolizantes é tratada como uma porta de entrada para este universo, pois seus efeitos colaterais e toxidade é inferior as demais drogas utilizadas entre fisiculturistas.

Um Breve Resumo Sobre a Oxandrolona

Estrutura Química da Oxandrolona.
Estrutura Química da Oxandrolona.

A Oxandrolona é definida como um esteroide anabolizante, de administração via oral, comumente utilizada por pacientes, em ministração posterior à cirurgias clínicas, pois nessa hipótese ocorre perda severa de massa corporal. Antes de ser conhecida como Oxandrolona, era denominada como: Anavar. Nessa época, usava-se ela para patologias como síndrome catabólica; doença onde ocorre a perda de massa muscular, similarmente como é utilizada hoje em dia.

”Hoje em, 2018, apenas há esse anabolizante em circulação com nome comercial como Oxandrolona. No mercado da suplementação, algumas marcas, utilizam seu ex-nome para atrair consumidores desatentos; não seja um deles, porque não vende-se, legalmente, por esse nome.

Quais são os efeitos colaterais da Oxandrolona?

Anavar indiano
Anavar comercializado na Índia.

Pode-se destacar com maiores riscos e mais informações pertinentes, sobre os efeitos colaterais da oxandrolona, 5 deles. Não por serem apenas 5 efeitos colaterais, que você deve encarar esse anabolizante sem receio das suas consequências a longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

”Não existe droga no mercado, ou mercado negro, que pode-se afirmar que é 100% sem efeitos colaterais. Tudo que você fará correrá os riscos, é a lei que rege grande parte das nossas ações: ação e reação. Também devemos salientar que cada indivíduo reagirá de forma abstrata em relação à Oxandrolona, logo os efeitos colaterais poderão ser mais graves ou menos. Se for fazer o uso, utilize-a com responsabilidade e, se possível, com acompanhamento médico”.

Hepatotoxicidade

Da mesma maneira que todos anabolizantes esteroides, a Oxandrolona é tóxica para o fígado. Notoriamente, o fígado tentará compensar produzindo e/ou enviando enzimas que ajudarão contornar a situação. Todavia, ministrada de forma errada, o envio e produção de enzimas será comprometida, logo danificando o fígado.

Mesmo sendo tóxica ao fígado,  a Oxandrolona, continua sendo o anabolizante mais ”tranquilo” nesse quesito.

Para subtrair esse efeito colateral da oxandrolona, recomendamos as seguintes medidas protetivas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Não ingira de forma descontrolada e excessiva bebidas alcoólicas durante o ciclo de oxandrolona. Se possível nem beba.
  • Não cicle Oxandrolona caso você possua problemas hepáticos, pois a probabilidade de aumentá-los é enorme.
  • Limite o tempo do ciclo, por no máximo 8 semanas. Porquanto, tempo maiores dificultarão a ”vida” das enzimas do fígado.
  • Inclua na sua rotina o uso de alimentos desintoxicantes, p ex.:  Maça, Pepino, Chá Verde, Beterraba etc.

Supressão da produção de Testosterona

Como todo ciclo de anabolizante, o de Oxandrolona, não seria exceção. A supressão da produção natural do hormônio testosterona é real.

Vamos dar uma pausa? Exercite o músculo do dedo e force o like:

14+

”Em relação a inibição da produção da testosterona, o Anavar é considero fraco, comparando com outros esteroides: Trembolona, Stanozolol, Equipoise, Sustanon entre diversos outros”.

Pode-se utilizar testosterona em doses baixas para equilibrar os efeitos colaterais da inibição da produção natural da testosterona. Dentre eles, destacam-se:

  • Fadiga;
  • Letargia;
  • Perda de massa muscular.

Tenha em mente: que toda testosterona ”injetada” em seu corpo desaparecerá com o final do ciclo. Assim, o hormônio artificial será substituído pelo natural, logicamente em menor quantidade.

Recomenda-se para amenizar o efeito colateral: utilizar HCG com modulares de estrogênio.

Problemas cardiovasculares

É inegável que ao utilizar Oxandrolona o seu principal efeito colateral, ligado ao coração, é o aumento dos níveis do perfil lipídico, mais precisamente: alterações no LDL e HDL.

”Por um lado a Oxandrolona aumentará os níveis do LDL; no outro diminuirá os do HDL”.

Segue algumas recomendações para evitar isso:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Não use Anavar se você tem problemas cardiovasculares existentes.
  • Mantenha um estilo de vida saudável: realize atividades físicas diárias, alimente-se de forma mais orgânica possível, use ômega-3 e complexo vitamínico (multivitamínico).
  • Limite o consumo de gordura saturada. Se possível, apenas, 2% das calorias do macronutriente gordura, conforme o recomendado para todo macronutriente: 25%.
  • Mantenha os exames do perfil lipídico atualizados, na hipótese de aumentos repentinos e exagerados, consulte um médico ou interrompa o ciclo.

Leia também: Tudo Sobre o Synthol

 Problemas Androgênicos

Perda de cabelo e aparecimento de espinhas são efeitos colaterais da Oxandrolona que, provavelmente, você sofrerá (se utilizar ela, é claro). Além disso, porém de forma rara, é surgimento de virilização nas mulheres. Isso é relacionado aos seguintes acontecimentos:

  • Surgimento de uma voz mais grossa e máscula; também conhecida como voz de pato.
  • Aumento do tamanho do clitóris.
  • Aparecimento de pelugem em lugares diferentes e crescimento mais rápido em todo corpo dos pelos.

Esse quadro é muito difícil de acontecer, porém nunca impossível. Se ocorrer com você, pare de usar a Oxandrolona.

Problemas com Estrogênio

Esteja ciente que também há chances de haver problemas com os níveis de estrogênio. Pode-se destacar:

  • Retenção de líquido.

Leitura relacionada: Quais são os efeitos colaterais do Durateston

Resumo de todos efeitos adversos

Maior ocorrência em homensGinecomastia, Inibição da função testicular, Impotência, Priapismo e Irritabilidade da bexiga.
Maior ocorrência em mulheresExcesso de pelos, Calvície, Desregulação do ciclo da menstruação e Virilização.
Colaterais mais sérios (independente do sexo )Câncer hepático e Fechamento epifisário prematuro.

Imperdível: Como Ciclar Oxandrolona Corretamente

Fontes:

  1. Oxandrin (oxandrolone) dosing, indications, interactions, adverse effects, and more
  2. Anavar (Oxandrolone) – Steroids Profile – Steroid Abuse

Então, as informações ajudaram você? O que achou dos efeitos colaterais da oxandrolona? Deixe sua opinião nos comentários! Dúvidas também são bem-vindas.

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

Deixe uma resposta