Este artigo são para aquelas pessoas que sabem da necessidade de ingressar em uma academia. Contudo, saber e poder são duas coisas completamente diferentes e, sabemos que hoje em dia, não dá para sair gastando dinheiro sem controle, não é mesmo?

Mas, não podemos ignorar que, mesmo parecendo um artefato de luxo, fazer academia pode trazer inúmeros bens à saúde e por isso, neste artigo falaremos em como fazer uma academia em casa. E ainda, lhe daremos algumas dicas importantes que precisam ser observadas, afinal de contas, você estará realizando exercícios sem supervisão profissional, por isso, atente-se para nossas recomendações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes de qualquer coisa

Digamos que você decidiu pegar aquele espaço livre de sua casa para fazer uma academia caseira para o tempo livre. Ótimo. Parabéns. Mas, antes de cair de cara e coragem nos exercícios, saiba que, antes de qualquer um, é preciso sempre aquecer os músculos, ou seja, você precisará realizar alguns exercícios de aquecimento para dar uma acordada em seus músculos.

Outro detalhe super importante é, realizar os exercícios de maneira correta. Claro, neste artigo você terá apenas palavras e, às vezes, as palavras não deixam determinado movimento claro e objetivo.

Por isso, antes de sair realizando exercícios, assista alguns vídeos, de uma pesquisada – aqui mesmo no blog -, para realizá-los de maneira correta, só assim para alcançar o objetivo desejado.

Outra informação importante, se você estiver montando uma academia em casa para simplesmente fazer algum exercício, ótimo, maravilhoso.

”Agora, se você estiver fazendo para perder peso, saiba que, somente os exercícios não farão seus quilinhos a mais desaparecerem, certo? É preciso alinhar os exercícios com uma dieta balanceada e sem exageros, ou seja, não adianta suar a camisa durante uma hora e depois dar aquela corrida para a churrascaria.”

E agora, que já falamos o básico que precisa saber e ter em mente, vamos ao assunto principal: como fazer academia em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais aparelhos comprar para minha academia em casa?

Aparelhos de uma academia em casa
Esta academia caseira é tão completa quanto uma comercial. Observe: os bancos, barras, quadro negro e uma bicicleta ergométrica ao fundo.

Antes de sair por aí buscando e comparando preços de aparelhos, pense em quais são seus objetivos nesta academia em casa que está começando.

”Esse é um ponto importante, pois sua academia tem que trazer os resultados que você deseja. Pergunte-se: para que estou querendo fazer uma academia em casa?”

Apesar de poucas informações pela internet de como fazer uma academia em casa, sabemos que hoje em dia, muitas pessoas saem pesquisando sobre equipamentos e acabam se deparando com aparelhos multifuncionais, ou seja, com um aparelho você consegue fazer dois, três ou mais exercícios. Pode parecer um negócio da China em termos de economia, no entanto, os resultados são praticamente nulos.

Esses aparelhos prometem corpos perfeitos em poucas semanas, mas não podemos esquecer que a propaganda promete, mas nem sempre cumpre aquilo que vende. Portanto, nada melhor do que apostar nos equipamentos tradicionais que estão destinados apenas a uma única e exclusiva finalidade e, esse fim, com certeza será melhor alcançado.

Antes de comprar seus equipamentos, pense: para que eu quero uma academia em casa? Se a resposta for: músculos, os equipamentos que deve comprar, são: bancos reguláveis, barras, halteres, algumas anilhas para aumentar o peso de seu halteres.

Agora, se você quer simplesmente queimar aquelas calorias indesejáveis: esteira ou uma bicicleta ergométrica te ajudará e muito.

Organizando em uma tabela fica assim:

Equipamentos para hipertrofia muscularBarras, halteres, bancos reguláveis, gaiola para agachamento, etc.
Equipamentos para queima de gorduraEsteira, bicicleta ergométrica, colchonete e bola de ginástica

”Claro que você pode partir para outras soluções, para ter variedade nos exercícios, uma bola de pilates pode ajudar bastante.”

Agora, se você está montando uma academia em casa para simplesmente evitar o sedentarismo, pois sabe que, ficar em casa sem dar uma exercitada no corpo pode trazer transtornos futuros. Você poderá realizar agachamentos, flexões de braço, barras e etc., todos os exercícios que utilizam o próprio peso do corpo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais exercícios posso fazer em minha academia caseira?

Agachamento livre na sua homegym

Bom, você pode fazer o exercício que estiver condizente com aquilo que deseja para si. Lembrando que, como estará exercitando-se sozinho, para alcançar resultados positivos, precisará realizar os exercícios corretamente, por isso, antes de sair malhando como um louco, pare, assista alguns vídeos, observe e depois, malhe como um louco…

”Claro que não, estou apenas brincando. Você precisa tomar alguns cuidados em seus treinos e ir até onde se sente confortável, lembrando de, sempre fazer pequenas pausas entre um exercício e outro, sempre observando a respiração e expiração.”

Tudo bem que já falamos isso um pouco mais acima, mas nada melhor do que repetir para ser lembrando. Os exercícios que adotará em sua academia caseira são aqueles que propiciam os resultados que deseja, por exemplo, quer ganhar músculo? Exercícios que trabalham com o peso do corpo são ótimos para isso, por exemplo, flexões, paralelas etc.

E o mais interessante, são exercícios simples que não necessitam da compra de um equipamento, ou seja, para alcançar resultados positivos, tudo que precisará é seriedade e comprometimento com sua saúde para manter a rotina de exercícios. Esses exercícios podem ser feitos por veteranos e iniciantes.

Agora, se você quer simplesmente emagrecer, puxar ferro não trará os resultados que deseja, mas sim os exercícios aeróbicos que trabalham uma grande queima de calorias, como por exemplo: pular corda, polichinelo, cooper sem sair do lugar e etc.

Sugestão de leitura → EXERCÍCIOS AERÓBICOS OU MUSCULAÇÃO? QUAL ESCOLHER PARA EMAGRECER?

Hipertrofia Muscular – como conseguir fazendo exercícios em casa

Algumas pessoas querem apenas ganhar massa muscular, desta maneira, tornando seus corpos mais belos e saudáveis. Existem alguns princípios básicos que são unanimidade no mundo dos especialistas em hipertrofia. Você até pode discordar, em um primeiro momento, mas, lembre-se: são profissionais e extremamente eficientes.

  • Compostos são melhores que os isolados: isolar o músculo em determinado exercício não é o melhor para seu corpo. Os exercícios compostos básicos são essenciais: barra-fixa, agachamento e o supino.
  • Maior variável, intensidade: quando ouvir a palavra “intensidade” quer dizer, pegar pesado mesmo, ok? Na hipertrofia o segredo de um resultado positivo não é a quantidade de repetições ou séries, mas sim, a carga que você coloca.
  • Progressão de cargas: além de aumentar gradativamente as cargas, observar a execução correta é imprescindível para seu sucesso.

Cuidados a serem tomados em sua academia

Tudo bem que já demos algumas dicas de cuidados em sua academia em casa, no entanto, outro detalhe que não foi mencionado: respeitar os limites de seu corpo.

”Muitas vezes, queremos o resultado tão rápido que nos esquecemos de respeitar nossos próprios limites, caso ultrapasse essa linha, os resultados poderão ser diferentes do esperado.”

Geralmente, quem inicia no mundo dos exercícios acredita que os suplementos alimentares poderão ajudar no encontro de nossos resultados. Não se deixe enganar por isso. Os suplementos possuem um papel nos exercícios, mas tomá-los ou não, não influencia no resultado dos exercícios.

”Os suplementos, como o próprio nome já diz, é para suplementar sua dieta e por isso é sempre recomendado a procura de um bom nutricionista.”

Por isso, se por ventura começar a sentir estresse, cansaço ou algum sintoma negativo de seus exercícios, nada melhor do que pegar leve ou consultar um médico para avaliá-lo e direcioná-lo no caminho correto para alcançar os resultados desejados.

Estude sempre!

Hoje em dia existe muito material pela internet para quem está à procura de exercitar em casa. É possível encontrar muitas dicas de treinos, suplementação e dietas variadas para um melhor resultado de seus esforços.

Existem diversos sites, como o nosso, e vídeos no Youtube que ensinam como realizar aquele ou aquele outro exercício. Logo, nada melhor que, antes de realizar, estude um pouco e, mesmo assim, não apenas uma fonte, mas de várias, afinal de contas, existem algumas informações e lições não tão confiáveis como gostaríamos.

3 Fotos de academias em casa para inspirar você!

Academia dentro do quarto.
Esta academia foi projetada em um cômodo dentro da casa. Possivelmente dentro de um quarto sem uso.
Academia no porão
Academia caseira no porão.
Decoração para academia dentro de casa
Estas é uma academia mais luxuosa. Veja os equipamentos multifuncionais, bola de ginastica e os demais utensílios.

Sugestão de exercícios

Leitura sugerida: → Exercícios Caseiros: Faça-os em Qualquer Lugar.

Palavras finais

Se, realmente, seu desejo é montar uma academia em casa. Comece comprando equipamentos básicos para ela: bancos, barra-fixa, barras e halteres. No início você não contará com uma grande gama de equipamentos, mas conforme os meses passam e, consequentemente, você investe mais na academia caseira a situação melhorará.

Uma dica final é: se você apenas decidir comprar equipamentos para exercícios cardiovasculares, não é necessário grandes espaços para manejar os equipamentos. Se sua casa possuir um pergolado, poderá deixar uma bicicleta logo abaixo dele.

Então, você vai montar sua academia em casa? Se a resposta for sim. Comente abaixo! Dúvidas? Respondemos todas!

Que nota você dá para nossa matéria?
[Total: 4 Média: 4.5]

Deixe uma resposta

Redação

A redação da Basefitness, traz conteúdos atualizados, com referências cientificas e de fácil compreendimento para seus leitores.