Aziz Sergeyevich Shavershian, também conhecido como Zyzz, foi um personal trainer extremamento famoso na internet, sobretudo em fóruns e em vídeos.

  Publicidade

Nascido na Rússia, em 1989, deixou um grande legado para seus seguidores. Além de ser modelo e de ter se tornado uma celebridade nesse meio, ajudou muitos fãs a superarem a inseguranças próprias relacionadas a não aceitação do próprio corpo – dificuldades essas surgidas a partir da pressão que a sociedade impõe.

Hoje, falaremos mais sobre a história de Zyzz, o motivo pelo qual ele morreu tão jovem e o legado que foi deixado para a sociedade. Acompanhe abaixo!

A incrível história de Zyzz

Fotos do zyzz
Algumas fotos do Zyzz, no auge do seu shape. Foto/reprodução: Google Imagens.
NomeAziz Sergeyevich Shavershian
ApelidosZyzz e Az
Data de nascimento24/03/1989
Data de falecimento05/08/2011
NacionalidadeRussa
CidadaniaAustraliana

Zyzz nasceu em 24 de março de 1989, em Moscou. Durante a sua juventude, sofreu por ser muito magro, o que o motivou a começar a praticar musculação. Em pouco tempo, seu corpo sofreu uma grande transformação.

  Publicidade

No ano de 1993, a família de Zyzz se mudou para a Austrália, local onde ele se consolidou como celebridade, modelo e personal trainer.

Ele passou a ser conhecido por todo o mundo em meados de 2007, quando criou um canal no YouTube, em que postava vídeos sobre o seu estilo de vida e como as pessoas poderiam superar suas dificuldades e suas frustrações.

O criador do legado estudou inicialmente na Universidade Macquarie, mas por não atingir um desempenho mínimo necessário, acabou sendo expulso da instituição. Mais tarde, Aziz estou na Universidade de Sydney, contudo antes de conseguir concluir a graduação, infelizmente, faleceu.

  Publicidade

Zyzz ficou conhecido por incentivar as pessoas a fazerem o que elas gostariam, e nunca se submeterem às regras que um papel ditaria. Elas deveriam ser livres para viver, apenas.

Sua filosofia era de que as pessoas deveriam curtir a vida e aproveitar enquanto poderiam.

Do que valeria passar a vida trabalhando exaustivamente em algo que não nos faz feliz?

Saiba mais detalhes exclusivos sobre a vida de Zyzz. Créditos: Nando Pinheiro.

O que é legado?

Pose do legado do Zyzz
Famosa pose do legado. Poucos sabem, mas essa pose é inspirada em uma semelhante de Frank Zane. Fonte: arquivos pessoais de chestbrah.

O Zyzz não ficou conhecido apenas por ser modelo e fisiculturista, mas principalmente por ser uma pessoa livre, e por tentar transmitir essa liberdade para todas as pessoas.

  Publicidade

Sua mensagem era basicamente que as pessoas deveriam viver e curtir a vida o máximo que pudessem.

Quase onze anos já se passaram desde a morte de Zyzz – 5 de Agosto de 2011 -, e o número de fãs, páginas online e canais de vídeos que ainda circulam na internet é impressionante. Ele conquistou milhares de fãs ao redor de todo o mundo.

  Publicidade

Ele possuía uma tatuagem com a escrita “Veni, Vidi, Vici”, que em latim significa “Vim, Vi, Venci”. Seu canal no YouTube possui milhares de seguidores, muitos deles aqui mesmo do Brasil.

Motivação

Live-stream-Aziz-Shavershian
Aziz Shavershian (Zyzz), realizava livestreams com frequência. Nelas o intuito era diversão junto aos seguidores e motivá-los a seguir seu legado. Reprodução: Reddit.

Inicialmente, Zyzz começou a frequentar a academia para ganhar massa muscular e impressionar as mulheres. Ele mesmo não gostava do próprio corpo antes de treinar.

Porém, em apenas quatro anos, seu corpo sofreu uma mudança radical. De um jovem muito magro passou a ser um conceituado fisiculturista. Inclusive, muitos de seus fãs ao redor do mundo o apelidaram de “filho de Zeus”.

E por mais que no começo seu objetivo tenha sido impressionar as garotas, sua motivação e seus discursos foram totalmente diferentes das metas iniciais.

Sua principal motivação era levar sua mensagem para todas as pessoas: de que elas deveriam superar suas dificuldades e alcançar seus objetivos, independentemente de quais fossem eles.

Praticar exercícios físicos foi a maior paixão da vida de Zyzz, e nada o deixava mais motivado do que alcançar o último estágio de um exercício.

Porém, nunca era o suficiente. Sua vida era pautada na superação de obstáculos, mesmo quando parecesse que o último degrau já havia sido alcançado.

Antes e depois

Antes e depois zyzz
Antes e depois do Zyzz. Reprodução: Bodybuilding.com

O seu antes e depois, é um dos fatores que mais motiva os seguidores do legado.

Como podemos ver, a imagem a esquerda retrata o começo dos treinos de Azis – o tempo de treino e dieta, são incertos, porém podemos calcular pelo primeiro ano de treino. A última foto, são umas das mais recentes, alguns meses antes de sua trágica morte.

Confira também o progresso da celebridade em vídeo.

Créditos: You Mirin

Por que ele morreu? Causas de sua morte

Túmulo do zyzz
Na foto, Aquila Nolasco, do canal Sem Cérebro, Sem ganhos, visita o tumulo de Zyzz. Confira o vídeo completo, clicando aqui.

A trágica morte de Zyzz ainda é um pouco contraditória. Ele afirmava não usar nenhuma categoria de esteroides para praticar musculação.

Porém, em 5 de agosto de 2011, enquanto estava dentro de uma sauna, sofreu uma parada cardíaca. Infelizmente, não resistiu ao ataque. A causa da morte foi o uso de drogas que melhoravam o seu desempenho na academia, segundo as autoridades.

Porém, uma autópsia realizada apontou problemas cardíacos genéticos no fisiculturista. A qualquer momento ele poderia sofrer uma parada cardíaca. O provável é que se ele realmente usava drogas para melhorar o desempenho, seu coração não tenha aguentado o impacto causado por elas.

Meses antes de seu falecimento, ele começou a apresentar alguns sintomas, como Hipertensão e dificuldades na respiração. Em determinado momento, chegou a afirmar para um empresário da Gold Coast que estava tomando tudo para melhorar o seu físico e desempenho.

Mesmo depois de sua morte, Zyzz continuou muito famoso e conquistou ainda mais fãs ao redor do mundo. Sua família ficou muito abalada com o seu falecimento, principalmente seu irmão, Chestbrah.

Treino

Agachamento livre e levantamento terra
Levantamento terra e agachamento livre. Foto/adaptação: Youtube.

O fisiculturista era conhecido em sua juventude por ser um jovem muito magro e sem definição corporal. Com o apoio e incentivo de seu irmão, Chestbrah, começou a frequentar uma academia desde cedo para ganhar forma.

Ele chegava a passar até quatro horas por dia na academia fazendo o overtraining, o que significa que ele treinava acima de sua capacidade física. Isso explica também o fato de que em apenas quatro anos ele sofreu uma drástica mudança em seu físico.

Seu treino era pautado em divisões dos músculos e membros, sendo que:

  • Segunda-feira era o dia de treinar peito e bíceps.
    • Eram feitos diversos exercícios de oeito, como supinos e crucifixos, e variações de bíceps – rosca dieta, martelo – divididos em 3 ou 4 séries de 10 repetições cada.
  • Terça-feira era reservada para treinar as pernas e as panturrilhas
    • Com destaque para os exercícios como leg press e agachamento livre.
  • Quarta-feira o dia de treinar as costas.
  • Quinta-feira: ombro e tríceps.
    • Exercícios como remada alta, elevação frontal, supino fechado e tríceps testa eram praticados com altíssima intensidade.
  • Sexta-feira Zyzz descansava;
  • No sábado: treinava todos os membros de uma só vez, treino conhecido como Fullbody.

Dieta

Prato com comida

Sua dieta era muito rica em proteínas e em carboidratos de baixo índice glicêmico. Além disso, ele fazia várias refeições ao longo do dia, já que seu corpo precisava de muita energia.

Suas refeições eram divididas em porções calóricas e com alto teor proteico. Parte da sua dieta diária compunha alimentos como:

  • 6 ovos por dia;
  • 100 gramas de aveia por dia + Shakes de proteínas;
  • Brócolis e alimentos integrais, como arroz;
  • Carne branca e com alto teor proteico, além do ômega-3, como atum e frango;
  • Espinafre, couve-flor e outros vegetais, além de massas integrais;

Geralmente, esses alimentos eram consumidos no pré-treino, mesmo os mais ricos em proteínas.

Após o treino e, consequentemente, após o uso de sua suplementação, Zyzz fortalecia ainda mais sua dieta:

  • Bifes grelhados e sem gordura;
  • Peixes como atum e salmão
  • 4 ovos no pós-treino;
  • Queijo do tipo Cottage;
  • Verduras e legumes ricos em fibras;

E claro que para suportar essa carga toda, ele também precisava tomar suplementos alimentares.

Suplementação

Suplementos

Zyzz tomava vários tipos de suplementos, mesmo tendo uma dieta balanceada e rica em proteínas.

Os principais suplementos utilizados por ele para suplementação de proteínas e de aminoácidos eram o Whey Protein e o BCAA.

Para queimar mais gordura e acelerar o metabolismo, ele consumia suplementos à base de Vitamina C, além de tomar chá-verde. Ele também consumia muitos suplementos ricos em alimentos termogênicos.

O fisiculturista tomava também cerca de 6 cápsulas diárias de óleo de peixe, por ser muto rico em ômega 3.

Jack3d também compunha sem repertório de suplementos utilizados, além, claro, de multivitamínicos.

Frases

Zyzz ficou famoso por transmitir suas ideias de superação de obstáculos na vida em todo o mundo. Mesmo depois de seu falecimento, elas ainda têm grande pesar para seus fãs.

Abaixo, seguem algumas das principais frases ditas e disseminadas pelo fisioculturista:

“Nunca coloque as pessoas para baixo. Ao invés disso, as coloque para cima e deixe os odiadores fazerem essas coisas. Eu prefiro ser uma pessoa odiada, do que a pessoa que odeia. Um Homem sábio disse uma vez, odiadores irão odiar.”

“Todo mundo vai morrer um dia e ser esquecido, encontre paixões, forme relacionamentos, não tenha medo de chegar lá e foda-se o que todo mundo pensa.”

“Não fique de pé em minha sepultura, não chore, eu não estou lá. Eu não durmo, eu sou mil libras de soro de leite, eu sou a aveia que começa o seu dia, eu sou o agachamento até o chão, eu sou os ganhos em sua massa muscular, quando sua força começa a derrapar, eu sou a pressa que a ajuda a levantar, o irmão útil que o inspira. Não fique no meu túmulo chorando, eu não estou lá. Eu não morri!”

“Quando eu era jovem me falaram que eu podia ser quem eu quisesse, então eu me tornei Zyzz.”

“Nunca coloque as pessoas para baixo. Em vez disso, seja o melhor que pode ser e deixe os odiadores odiarem. Eu prefiro ser uma pessoa que é odiada do que uma pessoa que odeia.”

“Prefiro morrer por um sonho, do que viver sem objetivos!”

Músicas

Agora, veja algumas músicas para treinar que, certamente, ele escutava quando estava vivo:

  1. Nadia Ali, Starkillers & Alex Kenji – Pressure
  2. W&W – Alpha (Original Mix)
  3. John O’Callaghan feat. Sarah Howells, Find Yourself
  4. Tiesto & Sneaky Sound System, I Will Be Here (Wolfgang Gartner Radio Edit)

Ou se preferir, escute um compilado (playlist) das suas músicas prediletas:

Gostou de saber mais sobre Zyzz, um dos mais influentes fisiculturistas em todo o mundo? Deixe o seu comentário abaixo!

Matéria atualizada em 24 de abril de 2022 por Basefitness

O texto foi útil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui