Separamos para você, nesta matéria, os 5 benefícios do ZMA comprovados pela ciência! E também uma surpresa no final da matéria!

No mundo do atletismo, sobretudo no fisiculturismo, cada detalhe pode ser decisivo para a obtenção de resultados satisfatórios. Por isso, atletas fisiculturistas estão constantemente reavaliando suas rotinas de treino, seus hábitos alimentares, seu período de repouso e, lógico, sua suplementação. Uma pequena alteração, em algum desses fatores, que pode parecer insignificante para um indivíduo com rotina típica de treino, para um atleta fisiculturista pode ser decisiva.

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”Um suplemento que passou a ganhar a atenção de atletas é o chamado ZMA. Trata-se de um suplemento composto por aspartato monometionina de Zinco, aspartato de Magnésio e Vitamina B6”.

O uso do ZMA, tem sido mais frequente, em atletas que treinam visando à hipertrofia e o aumento de força. Neste texto, explicamos para você quais os benefícios do suplemento ZMA e como ele age em seu organismo.

O que é ZMA

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Conforme mencionado, o ZMA é um suplemento composto por Zinco, Magnésio e Vitamina B6. Tanto o Zinco quanto o Magnésio são ligados ao aspartato para beneficiar a absorção, por conta do organismo. Para entender como tal suplemento influencia a rotina de treinos, é importante conhecer o mecanismo de ação de cada elemento de forma isolada, conforme descrito a seguir.

  • Zinco: o Zinco atua de forma antioxidante no organismo, ajudando a eliminar moléculas de radicais livres. Sendo assim, a principal função do Zinco é a manutenção da imunidade. Além disso, é necessário que haja ele no organismo para que inúmeras enzimas possam atuar de forma habitual. De modo que, o Zinco também influencia inúmeras funções fisiológicas de forma indireta [1].
  • Magnésio: o magnésio influencia a formação de ATP (molécula de energia) e contração muscular. Seu consumo por atletas pode aumentar a performance durante os treinos [2].
  • Vitamina B6: a vitamina B6 também atua de forma a auxiliar a produção de energia. No entanto, destaca-se sua função em prol da reparação muscular e aumento do volume de massa magra [3].

Benefícios da suplementação de ZMA

Por atuar de forma antioxidante e promover aumento da imunidade, o ZMA proporciona inúmeros benefícios para o organismo. Em especial do ponto de vista de atletas fisiculturistas, tendo em vista o auxílio no aumento do volume de massa magra.

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”Confira a seguir os principais benefícios da suplementação de ZMA”.

1 – ZMA e melhora do sistema imune

Conforme citado acima, o ZMA ajuda a melhorar a imunidade. Estima-se que tal ação, se deva ao Zinco presente no suplemento, uma vez que esse mineral atua de forma antioxidante, reduzindo os níveis de estresse oxidativo e inflamação, auxiliando diretamente no tratamento de certas doenças.

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Com isso, atletas expostos a rotinas potencialmente intensas podem treinar tranquilamente, sem que haja prejuízos importantes em sua imunidade.

”Isso, porque o exercício físico de alta intensidade, promove a perda de Zinco, afetando assim a imunidade caso não haja reposição adequada”.

2 – Auxílio indireto nos níveis de testosterona

Não evidências claras até o, momento acerca, de como o uso de ZMA possa aumentar efetivamente os níveis de testosterona. Atletas que fazem uso de ZMA tendem a apresentar níveis mais elevados de testosterona do que atletas que não o fazem.

Não se sabe se a substância aumenta de fato a testosterona, ou se apenas impede seu declínio, que pode inclusive estar associado à perda de Zinco durante o treinamento de alta intensidade.

”De qualquer forma, sabe-se que consumir ZMA durante o treinamento ajuda a manter os níveis de testosterona elevados, bem como a aumentar o volume de massa magra e a força”.

3 – Redução de catabolismo

A redução de catabolismo, é uma busca incansável de atletas fisiculturistas. Afinal, ninguém quer perder os resultados adquiridos com tanto esforço, não é mesmo? E, para a alegria dos bodybuilders, o ZMA vem se mostrando um ótimo inibidor do catabolismo.

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Tanto o Zinco quanto o Magnésio ajudam a reduzir significativamente os níveis de cortisol, hormônio que se faz presente quando o organismo é exposto a estresse físico e mental.

”Como esse hormônio é altamente catabólico, ao ajudar a reduzir seus níveis, o ZMA ajuda a impedir o catabolismo”.

4 – Regulação do sono

Complementando a informação anterior, o ZMA também regula o sono. E o sono qualificado é, imprescindível, para quem deseja aumentar a massa magra e evitar o catabolismo. Aliás, por melhor que seja a rotina de treinos e alimentação do atleta, sem noites adequadas de sono seu treinamento não irá ser satisfatório.

E o Magnésio, presente no suplemento, ajuda a promover fases mais longas dos estágios 3 e 4 do sono não-REM (sem movimento rápido dos olhos), onde há síntese hormonal.

”Com isso, a suplementação. não somente permite que o organismo possa descansar para se recuperar após o treino, como também ajuda na síntese de hormônios como o GH, que é importante para o aumento muscular”.

5 – Estabilização dos níveis de hormônios da tireoide

Além do GH e hormônios implicados no crescimento muscular, o ZMA também ocasiona estabilização dos níveis de hormônios da tireoide. Isso é extremamente importante, pois pacientes com níveis atípicos de hormônios da tireoide, podem apresentar maior propensão à retenção de líquidos, aumento de gordura, catabolismo e prejuízos no aumento do volume da massa muscular.

”O Zinco é o grande responsável por estabilizar os níveis de hormônios da tireoide e favorecer os resultados do atleta”.

Alguns cuidados que você deve ter ao tomar o suplemento

Para que você possa realmente se beneficiar da suplementação de ZMA, é importante estar atento a dois pontos principais.

  • Em primeiro lugar, deve-se lembrar que o Cálcio compete com o Zinco durante a absorção, de modo que você não deve tomar ZMA junto de alguma fonte de Cálcio; para garantir que o Zinco possa ser absorvido adequadamente. O mais recomendado é consumir ZMA com o estômago vazio e com água.
  • Em segundo lugar, quem visa benefícios com a regulação do sono deve consumir ZMA aproximadamente 30 minutos antes de deitar. Isso porquê, se você consome muito antes deste período, provavelmente seu organismo já terá excretado parte das substâncias que poderiam regular seu sono.

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Fontes

  1. Zinc and its importance for human health: An integrative review.
  2. The Effects of Magnesium Supplementation on Subjective Anxiety and Stress—A Systematic Review.
  3. Dietary Supplement Fact Sheet Vitamin B6.

Conclusão

Este texto apresentou os benefícios da suplementação de ZMA para atletas profissionais e amadores. Conforme mencionado, existem diversos benefícios, incluindo regulação do sono, auxílio na estabilização hormonal, aumento da imunidade e, principalmente, auxílio no ganho de massa muscular. Para que o consumo seja realmente eficaz, recomenda-se a supervisão de um profissional especializado.

Redação Basefitness

A Redação da Basefitness apresenta matérias redigidas por nossa equipe interna: Profissionais da Saúde ou amantes do assunto. Todas matérias tem o comprometimento da facilidade da informação e, sempre que possível, estudos que comprovem as afirmações dos textos.

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